A assinatura da lei que regulamenta o Estatuto da Igualdade Racial é o assunto de destaque do programa de rádio Conversa com o Governador, que vai ao ar nesta terça-feira (18). “Qualquer tipo de discriminação, qualquer tipo de intolerância é inadmissível na democracia moderna, na democracia brasileira”. Segundo ele, o estatuto é bastante avançado em relação a tudo que existe no país. “Também vamos fazer a assinatura da titulação de comunidades quilombolas dentro [da programação] do Novembro Negro”, diz o governador Jaques Wagner.
O programa fala ainda sobre a entrega de ônibus e tratores no decorrer desta semana, beneficiando os municípios de Dom Basílio, Caturama, Aratuípe, Mascote e Tanque Novo. Também serão anunciados novos investimentos em Santa Luzia e Muniz Ferreira.
Sobre o Novembro Negro, Wagner diz que o preconceito ainda está presente. “Então, temos ações afirmativas e a secretaria [a criação da Secretaria da Promoção da Igualdade], desde o primeiro governo, foi fundamental. E depois a separação […], entre Secretaria de Política para as Mulheres e Secretaria de Promoção da Igualdade Racial. A gente vem realmente fortalecendo muitas ações”, afirma o governador. Segundo ele, a luta é permanente.
Biblioteca e mostra de cinema
O governador informa que está sendo inaugurada, no Centro de Referência Nelson Mandela, a biblioteca específica sobre a questão africana. Ele também fala sobre a mostra de cinema, na Biblioteca Central, com tema ‘Ancestralidade na África de Diáspora’, que será realizada a partir do dia 26 deste mês.
“Ao longo desses oito anos, fortalecemos o Conselho de Desenvolvimento da Comunidade Negra. Fizemos investimentos de aproximadamente R$ 10 milhões em editais e campanhas, ampliamos também o Fórum Estadual de Gestores Municipais de Promoção da Igualdade Racial, e ainda instituímos a política estadual das comunidades remanescentes de quilombos”, enumera o governador.
Visita aos municípios do interior
Wagner também diz, no programa, que esta semana vai visitar mais cinco municípios baianos, para a entrega de trator e ônibus escolar, e dois onde vai anunciar obras, aproximando-se da meta de visitar todos os municípios baianos na condição de governador. “A receptividade tem sido muito boa, e eu vou deixar o governo em 31 de dezembro, e digo sempre que a saudade vai permanecer, do contato com a população da capital e do interior”.
O programa ‘Conversa com o Governador’ é produzido pela Secretaria de Comunicação Social do Estado da Bahia (Secom), veiculado toda terça-feira, às 7h30, pela Rádio Educadora FM 107,5 MHz e reproduzido por vários veículos de comunicação. Está disponível no site e pelo telefone 0800-071-7328.