Foi realizado nessa terça feira, 04/11 na Câmara de Vereadores de Barreiras a abertura dos envelopes das empresas que participavam da licitação dos transportes coletivos de Barreiras.
Teve inicio por volta das 10h da manhã, onde os representantes das empresas que concorriam à licitação, foram apresentadas cada uma com seus respectivos índice de pontuações e a empresa que alcançasse a maioria dos pontos em todos os requisitos do edital seriam a vencedora.
E as empresas que conseguiu maior pontuação foi em primeiro lugar a empresa Viação Cidade de Barreiras, e a segunda foi a Rena Transportes e Turismo as demais foram desclassificadas.
Segundo o advogado da prefeitura de Barreiras, Dr. Wagner participaram o total de quatorze empresas.
Logo pela manhã a plenária da Câmara ficou lotada na expectativa que uma nova empresa fosse ganhar a licitação, mais logo que foi anunciada que a mesma empresa que atua á 20 anos teria ganhado, o publico aos poucos foram se dispesado.
A empresa responsável pela a licitação após tirar a conclusão que a Viação Cidade de Barreiras seria a favorita, deu o intervalo de três horas para a conclusão dos trabalhos.
E só retomou os trabalhos as 13:30 quando foi anunciada que a empresa Viação Cidade de Barreiras teria ganhado os lotes um e dois, lote um que são as linhas de coletivos urbanos e lote dois que são as linhas de coletivos rurais.
Enquanto isso na plenária só tinha os membros da comissão.
E os trabalhos terminaram por volta das 17h quando ficou definido o valor da tarifa dos coletivos urbano que será cobrado o valor de R$ 2,36 (dois reais e trinta e seis centavos) e nada ficou definido quanto o valor das linhas de coletivos rurais.
A empresa ainda não definiu qual a data que irá cobrar a nova tarifa, segundo funcionários da empresa a nova tarifa será cobrada após 30 dias da licitação, mais ainda nada oficial.
A licitação tem validade de vinte anos podendo ser estendido por mais vinte, ou seja a empresa tem vinte anos atuando em Barreiras e continuará por mais 40 anos.
A população de Barreiras ou os usuários de transportes coletivos ficaram revoltados, e teme que a mesma empresa continua com os mesmos problemas que vem empurrando com a barriga a vinte anos.
Veja abaixo os quatro problemas principais que tem feito os usuário de coletivos ficar revoltados com os serviços prestado pela Viação Cidade de Barreiras
1º) O péssimo atendimento aos usuários, onde eu mesmo varias vezes fui agredido com palavras de baixo calão, por ter criticando porque o motorista parou o coletivo há mais de cem metros da parada obrigatória.
2º) Funcionários totalmente despreparado, hoje mesmo quem estava no coletivo linha 06 presenciou uma falta de respeito com os usuários por volta das 14h, onde uma senhora gritou no fundo do coletivo: para aí motorista, sei que ali onde ela pediu para parar não era uma parada obrigatória, ele deveria responder senhora não posso parar aqui, pois a parada é mais na frente, não ele respondeu irritado se a senhora quiser parar onde quer a senhora tem que pegar um taxi.
3º) Não tem parada nem um ponto de apoio para os usuários, e todos tem que esperar e ficar no sol ou na chuva e ter que aguardar de 30 a 60 minutos sem contar que nos horários de picos vem cheio igual uma caixa de fosforo.
4º) A frota de coletivos totalmente sucateada, tem mais de 20 anos que ninguém vê um coletivo novo nas linhas que trafega pela a cidade.
Estive conversando com os membros da comissão, sobre a atuação da Viação Cidade de Barreiras com os usuários de transportes coletivos, e eles me disseram que a partir de agora a empresa terá que honrar com o que rege na licitação. E que de agora em diante eles irá fiscalizar se a empresa estar cumprindo com o seu dever.
Quem quiser comprovar o que eu mencionei aqui fique a vontade, e indico a pegar um coletivo linhas seis, dez ou quatorze em frente a feira livre de Barreiras com direção a o Bairro Vila Rica ou o Bairro Vila Nova sentido o Bairro Santa Luzia.
Com informações de Ednilson Santos do Blog Ioeste