27 out de 2021
Barreiras – Agropecuária – Lançada em Barreiras segunda etapa Campanha Contra Febre Aftosa

Em uma solenidade realizada na manhã desta terça-feira, 26 de  outubro, foi lançada em Barreiras, na Fazenda Água Doce, de propriedade de Antonio Balbino de Carvallho Neto, a segunda etapa da campanha de combate a febre aftosa.  O evento foi organizado pela Agência de Defesa Agropecuária da Bahia, – ADAB – sob o  comando do  Diretor- Geral Oziel Oliveira. Em seu discurso, Oziel disse que essa é uma campanha decisiva para o rebanho bovino da Bahia ficar livre da febre aftosa. Ressaltou  que o mercado já conta com mais  de 3 milhões e 300  mil doses de vacina. Ele enfatizou ainda a importância da geolocalização  de todos produtores pois este é  um fator  determinante  para  que a  Bahia alcance, o  mais  rápido possível,  o status  de zona livre sem vacinação. “Com  isso alcançaremos novos mercados  como o dos  Estados Unidos e da  Europa para carne brasileira  agregando muito mais valor ao produto. Sabemos que  a febre  aftosa  causa impacto econômico não só  no setor animal mas  também  no  setor  vegetal uma vez que uma coisa está  ligada a  outra, por  isso precisamos  trabalhar  juntos e em  parceria com  os  produtores para  resolvermos  essa questão”. Oziel  agradeceu a  Federação  Baiana da Agricultura – FAEB – pelo apoio e afirmou que trabalhará sem descanso  junto ao  governo da Bahia pelo fortalecimento  da  Agência  pela importância que ela tem para  todo agronegócio baiano. “Vamos  lutar   por concurso público, por mais contrato Reda para as Barreiras sanitárias e também por um  incremento  de recursos para que  possamos atuar cada vez com  mais força nesta parceria com os produtores.’  Oziel concluiu agradecendo  a Antonio Balbino  de  Carvalho  Neto  por ter cedido a fazenda para o lançamento da  campanha contra febre aftosa.

A deputada Jusmari Oliveira, presidente da Comissão de Agricultura da  Assembleia Legislativa  da Bahia, disse que a  Audiência  Pública realizada na  semana passada, discutiu o Plano  Estratégico de Combate a Febre  Aftosa quando  vários técnicos fizeram  uma ampla explanação sobre o assunto. “”Na condição de  Presidente da  Comissão  de Agricultura,  junto com  os  meus pares, temos  pautado as demandas do  setor produtivo que tem  uma importância  da mais alta relevância para  a economia baiana,’  frisou  a parlamentar. Jusmari considerou fundamental  a  participação de todos  os produtores nesta nova etapa da  campanha de vacinação contra a febre aftosa e  disse  que  se mantêm atenta a tudo  que  acontece com  o  setor  produtivo  pois este é o seu papel e, mais  uma vez colocou o  seu mandato  a disposição do Oeste e de  todas as regiões da Bahia.

O diretor  de Defesa Animal da ADAB Guto Spínola considerou a campanha fundamental para a erradicação  da febre  aftosa e informou que a Bahia possui 47% de pequenos produtores  e é importante que esses também façam a  geolocalização para que todo  o  rebanho  seja vacinado.

Mário Mascarenhas, Presidente da Acrioeste – Associação dos Criadores do Oeste Baiano também falou sobre  a sua satisfação pelo  início da campanha e pediu  o empenho de todos. O  vice-presidente Antonio Balbino  de  Carvalho  Neto fez um agradecimento  por sua fazenda ter sido escolhida para  a solenidade de abertura da  campanha  de vacinação, elencou  algumas  providências que precisam serem tomadas com relação a saúde  animal e finalizou considerando a ADAB  um órgão  da máxima importância   para os criadores  de gado  do Oeste  e de toda a  Bahia.

Participaram do evento pecuaristas, produtores  rurais, engenheiros  agrônomos, técnicos agrícolas, o ex-prefeito de  Ibotirama Roberval  Alves  de Souza, o ex-prefeito de Catolândia Pimentel, lideranças  comunitárias, ex-vereadores e diversas outras lideranças regionais.

No  encerramento a comitiva seguiu  para  um almoço na casa  do  líder comunitário Valdão,  no Cinturão Verde  de Barreiras

Fotos Ednilson do ioeste

Fonte: muraldooeste

Oferecimento:

77 9 9926-6484 / 77 9 9979-1856