08 jun de 2014
Barreiras – Aprovado projeto de lei que cria o Canal da Cidadania de Barreiras – Dom Ricardo Weberberger

Na sessão desta terça-feira (03/06), foi aprovado o Projeto de Lei 012/2014, que autoriza ao Poder Executivo a criação doCanal da Cidadania de Barreiras – Dom Ricardo Werberberger de autoria do vereador Tito e de co-autoria do vereador Vivi Barbosa.

O projeto seguiu para a sanção do prefeito, que terá o prazo até o dia 18 de junho de 2014, para enviar ao Ministério das Comunicações a demonstração de interesse em receber a consignação dessa outorga pública para inaugurar canal de TV em qualidade digital para a prefeitura de Barreiras.

O Canal da Cidadania faz parte do conjunto de canais públicos explorados por entes da Administração Pública direta e indireta em âmbito federal, estadual e municipal, e por entidades das comunidades locais, dentro do Sistema Brasileiro de Televisão Digital (SBTVD).

Dentre os principais objetivos a serem atendidos pelo Canal estão a busca pelo exercício da cidadania e da democracia, a expressão da diversidade social e o diálogo entre as diversas identidades culturais do Brasil, e a universalização do direito à informação, comunicação, educação e cultura. Além disso, pretende-se fomentar a produção audiovisual independente, de caráter local e regional e atuar na prestação de serviços de utilidade pública.

Para isso, o Canal da Cidadania vai fazer uso da multiprogramação possibilitada pela TV digital. Serão quatro faixas de conteúdo: a primeira para o Poder Público municipal, a segunda para o Poder Público estadual e as outras duas, para associações comunitárias, que ficarão responsáveis por veicular programação local.

Denominar este Canal de Canal da Cidadania de Barreiras – Dom Ricardo Weberberger, é algo que nos enche de honra e júbilo e agradeço aos meus colegas vereadores e de modo especial ao colega Vivi Barbosa, co-autor do projeto por nos possibilitar prestar essa honrosa homenagem”. Afirmou o presidente da Câmara de Barreiras vereador Tito.

Dom Ricardo Josef Weberberger OSB, nasceu em Bad Leonfelden, Áustria em 5 de setembro de 1939 e faleceu em Linz, em seu pais natal em 17 de agosto de 2010, esse extraordinário monge beneditino foi ordenado sacerdote em 15 de agosto de 1964 e veio para Barreiras em 1974, em julho de 1979,  o Padre Ricardo Weberberger foi ordenado o primeiro Bispo da Diocese de Barreiras.

Ao longo dos seus 31 anos de episcopado todas as ações e iniciativas de cidadania, educacional, de defesa da vida e do meio ambiente que aconteceram em nossa região contaram com sua pronta colaboração e participação.  Foi dele a iniciativa de submeter à apreciação e aprovação do Poder Legislativo de Barreiras, sua primeira lei de iniciativa popular em cumprimento ao disposto no Artigo 47, § 2º da Lei Orgânica Municipal, quando Barreiras precisou proteger seu patrimônio de Água e Esgoto.Exibindo Dom Ricardo.png

Dom Ricardo foi um pastor dedicado a fé de seu povo, mas nunca descuidou da cidadania desse rebanho através de inúmeros convênios com dioceses e instituições da Áustria, com destaque para a Miserior, implantou em Barreiras varias organismos e entidades com este fim como: Comissão de Direitos Humanos – CDH, Dignivida, Centro de Defesa da Criança e do Adolescente – CDCA, 10envolvimentos entre outras.

Na última Assembléia da Conferencia Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB de que participou, Dom Ricardo exerceu um importante trabalho, atuando como membro da Comissão Episcopal que discutiu o Programa Nacional de Direitos Humanos (PNDH3). Seu lema era “Redentor do Homem – Jesus Cristo”.

 

 

Com informações da assessoria da Câmara de vereadores e do site: www.ioeste.com.br

 

 

Oferecimento: ioeste anuncie

77 9 9926-6484 / 77 9 9979-1856