Barreiras Barreiras sedia a partir desta quinta-feira o maior evento de cacauicultura do Brasil
Quase tudo pronto para a Cacauicultura 4.0, que começa nesta quinta (10) com programação técnica e presença de autoridades
A partir desta quinta-feira (10), Barreiras e Riachão das Neves se tornam o centro das atenções da cadeia produtiva do cacau no Brasil. A quarta edição da Cacauicultura 4.0, maior evento técnico do setor no país, será realizada até sábado (12), com uma programação intensa que contempla palestras, painéis e visitas a campo.
Promovido pela Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), o encontro reúne produtores, pesquisadores, empresas, investidores e representantes públicos em uma imersão de conhecimento, com foco na inovação e nas novas fronteiras da cultura cacaueira no Oeste da Bahia.
A cerimônia oficial de abertura está marcada para às 18 horas desta quinta-feira (10), no Parque Natural Engenheiro Geraldo Rocha, em Barreiras, e contará com a presença do governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, do presidente da Aiba, Moisés Schmidt, dos prefeitos de Barreiras, Otoniel Teixeira, e de Riachão das Neves, Moab Santana, além de Thiago Guedes, diretor-geral da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (CEPLAC), representando o Governo Federal, e outras autoridades civis, políticas e representantes de instituições ligadas ao agro e à pesquisa.
“A Cacauicultura 4.0 é uma demonstração clara de como o Oeste da Bahia vem diversificando sua matriz produtiva com inteligência, tecnologia e sustentabilidade. A produção de cacau irrigado que estamos consolidando aqui representa uma nova oportunidade para produtores, investidores e para o desenvolvimento regional como um todo. Esse evento é, acima de tudo, um convite para que o Brasil conheça o potencial transformador do nosso território”, destacou Moisés Schmidt.
No dia 11 a programação segue com Ciclo de Palestras Técnicas, também no Parque Engenheiro Geraldo Rocha, abordando temas como melhoramento genético, bioinsumos, irrigação, rastreabilidade e tendências de mercado. O encerramento da Cacauicultura 4.0 acontece no sábado (12), com um Dia de Campo na Fazenda Santa Helena, em Riachão das Neves, onde os participantes poderão conhecer de perto as lavouras irrigadas, conferir demonstrações tecnológicas e trocar experiências com especialistas.
A Cacauicultura 4.0 conta com o apoio das Prefeituras de Barreiras e Riachão das Neves, do Governo do Estado da Bahia, além de empresas e instituições parceiras como Rain Bird, BioBrasil Produção de Mudas, Netafim, Casa da Lavoura, Centro de Inovação do Cacau (CIC), TRF, Ceplac e Associação Nacional das Indústrias Processadoras de Cacau (AIPC).