Na noite de segunda-feira (13), a Câmara de Dirigentes Lojistas de Barreiras e a Comissão Voluntária Pela Segurança e Paz em Barreiras se reuniram no espaço para eventos do Hotel Morubixaba, com membros da sociedade civil organizada, poder público e agentes de segurança para discutir ações que reduzam os índices de violência na cidade.
O encontro teve o objetivo de chamar a atenção para a questão da segurança pública que passou a ser considerada problema fundamental e principal desafio ao estado de direito no Brasil. Esse tema ganhou enorme visibilidade pública e jamais, em nossa história recente, esteve tão presente nos debates tanto de especialistas como do público em geral.
Criada em 2007 pela CDL Barreiras, a Comissão Voluntária pela Segurança e Paz surgiu com o objetivo de chamar a atenção do poderes Público e Judiciário para a situação da segurança da cidade. Em oito anos de trabalho a Comissão promoveu caminhadas pelas principais ruas de Barreiras com protestos em favor da paz, teve participação efetiva na busca de melhorias na infraestrutura da Policia Militar da região, participou da vinda do Corpo de Bombeiros. Com o intuito de incentivar os jovens a praticar esportes e outras atividades recreativas, recentemente, a Comissão desenvolveu o projeto “Brincar e Viver”, que pretende a implantação de praças esportivas para que crianças e adolescentes possam aproveitar melhor o tempo livre, evitando que se envolvam com o mundo do crime. Também está buscando junto ao Ministério Público, implantar o sistema de monitoramento eletrônico em toda a cidade, dentre outras ações provenientes dessa Comissão.
O presidente da CDL, Rider Mendonça e Castro, vê as ações realizadas em prol da segurança pública em Barreiras como fundamental para despertar em cada morador da cidade o espirito de inconformismo com as práticas criminosas que assolam a região Oeste. Ele afirma, ainda, que essa indignação poderá contribuir para fortalecer esse grupo que busca soluções para combater a criminalidade.
Para o presidente da Comissão da Paz, Gil Areas, é importante que toda a sociedade barreirense participe dessas discussões, e apoie esse movimento, pois o aumento da violência é visível e, se não houver nenhum tipo de protesto provocado pela população, a criminalidade poderá vir a tomar conta da cidade.
Em sua apresentação, Gil Areas mostrou dados que indicam o crescimento da criminalidade na cidade. Informações coletadas pelo 10º Batalhão da Policia Militar, mostraram que somente no primeiro trimestre desse ano houve 24 registros de homicídios em Barreiras, comparado ao ano anterior esse ano teve um aumento de 7%.
De acordo com o Comandante da Policia Militar, Major Camilo Otávio Uzeda que também esteve presente no evento, o tema segurança pública não deve ser apenas de interesse governamental, mas de todos. “A sociedade precisa compreender que a segurança é um direito e principalmente um dever de cada um. É uma ação que deve ter o envolvimento de todos, não apenas dos profissionais designados a fazer a segurança, mas é importante que a população tomem consciência que de a violência está tomando uma proporção grande, e se cada um fazer a sua parte, em sua maioria, na prevenção contra atentados violentos, os índices poderão ter uma queda considerável”, relata o Major.
Ao final de sua apresentação o presidente da Comissão da Paz, aproveitou o momento para convidar todos os presentes para participar de uma caminhada pela paz, que está prevista a acontecer no mês de junho deste ano.
Com informações do CDL Barreiras e Ioeste