27 dez de 2014
Barreiras – Conselho Municipal de Educação ocupa Tribuna Popular da Câmara

Na sessão de quarta-feira (17/12), a Tribuna Popular da Câmara de Barreiras foi ocupada mais uma vez pelo presidente do Conselho Municipal de Educação, senhor Jorge Luiz Silva Pereira, que pelo tempo regimental da Tribuna, explanou para os vereadores, o público presente nas galerias e os ouvintes das rádios Barreiras, Nova FM e Vale do Rio Grande sobre as atividades do Conselho e os desafios enfrentados para o seu funcionamento.

Segundo o conselheiro presidente, o órgão funciona a duras penas, com debilidades que iniciam nas instalações inadequadas, perpassando pela ausência de atenção nos pleitos e encaminhamentos do Conselho, de modo a culminar com um amplo desinteresse da prefeitura em proporcionar a este colegiado as condições plenas de funcionamento.

Há quem não goste que falemos, há quem não compreende a posição do Conselho, porque não quer compreender, mas seguiremos cumprindo nossas prerrogativas, e falaremos sempre que necessário. O Conselho de Educação tem um papel a cumprir e seguirá cumprindo esse papel”, afirmou.

Ao final de seu pronunciamento, o conselheiro presidente foi questionado e também encorajado pelos vereadores a seguir firme no cumprimento das funções do Conselho, na busca de uma educação melhor para os barreirenses.

Iniciado o Grande Expediente, em seu pronunciamento, a vereadora Karlúcia Macêdo (PMDB), afirmou que não dá para fazer de conta com a educação, para a peemedebista, o governo já teve tempo de sobra para planejar e executar as ações necessárias à melhoria da educação no município.

Para Marileide Carvalho (PSL), que apresentou uma Moção de Apoio à iniciativa do presidente Tito em criar a Frente Legislativa pela Federalização da Educação Básica no âmbito da Câmara Municipal de Barreiras, o país não pode seguir convivendo com um IDEB de 3,5 e com cerca de 12,9 milhões de analfabetos funcionais, a vereadora disse considerar a Federalização da Educação defendida pelo senador Cristovam Buarque (PDT), uma luz no fim do túnel para a solução da educação no Brasil.

Por sua vez, Otoniel Teixeira (PC do B), usou da tribuna para denunciar a precariedade da saúde no município, com falta de procedimentos e logística de exames no Hospital Eurico Dutra, que quase resultou no óbito de uma paciente, quando a mesma precisou se ausentar da unidade para realizar procedimentos na rede particular e não contou com o suporte de técnicos da unidade municipal, o vereador também denunciou a ausência de médicos na unidade móvel de saúde.

Em seguida, o vereador Aguinaldo Júnior (PT do B), se prontificou a averiguar junto à prefeitura os entraves que tem dificultado o bom atendimento a população na área da saúde.

Vivi Barbosa (PC do B), pronunciou-se agradecendo a gestão municipal pelo trabalho realizado nas mais diversas áreas e setores do município.

Por seu turno, o vereador Gilson Rodrigues (PROS), cobrou urgência na realização das obras de conclusão e cobertura do canal de captação de águas pluviais que cortam os bairros Loteamento Rio Grande e Santa Luzia.

Na Ordem do Dia, foram aprovadas indicações dos vereadores, Moção de Apoio da vereadora Marileide Carvalho e os projetos de lei 008/2014, de autoria da vereadora Karlúcia Macêdo, 074/2014, de autoria do vereador Célio Akama, 105/2014, de autoria dos vereadores Karlúcia Macêdo e Gilson Rodrigues.

Em seguida o presidente Tito encerrou os trabalhos agradecendo a presença de todos e de modo especial do presidente do Conselho Municipal de Educação de Barreiras, bem como colocou o Legislativo a disposição dos Conselhos para colaborar no sentido de que as necessidades dos diversos Conselhos do município sejam atendidas pela prefeitura, considerando a necessidade e importância do controle social exercida por todos os Conselhos na observância e fiscalização das ações do poder público.

 

Ascom – Câmara Municipal de Barreiras.

 

 

Oferecimento:in victo

77 9 9926-6484 / 77 9 9979-1856