17 out de 2014
Barreiras – Dengue e Chikungunya são debatidos na Câmara de Barreiras

Na sessão desta terça-feira (14/10), atendendo a requerimento da Mesa Diretora, compareceram e ocuparam de maneira excepcional a tribuna da Câmara a pedagoga sanitarista Arisleide Bispo e o médico veterinário Antônio Luiz de Moraes Pedrosa (Coordenador do Centro de Controle de Zoonoses), por 15 minutos cada, os profissionais da saúde explanaram sobre os riscos de propagação das doenças transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypti entre elas a dengue e a chinkungunya.

Passado ao grande expediente, usou da palavra o vereador Aguinaldo Júnior (PT do B), que fez alguns registros como o dia do Guarda Municipal, do fisioterapeuta, dia da criança e registrou que a prefeitura estará realizando nos próximos meses a recuperação das quadras poliesportivas do município.

Em seguida a vereadora Karlúcia Macêdo (PMDB), reportou-se ao dia da criança, bem como as ações de solidariedade encampadas pela TV Oeste e a Loja Havan recém inaugurada, em favor do Lar de Emanuel, bem como destacou os avanços horizontais e verticais conquistados pelos servidores da Câmara Municipal sob a égide da atual Mesa Diretora.

O próximo orador a subir a tribuna foi o vereador Lúcio Carlos (SD), que destacou os avanços dos programas sociais do governo federal.

O vereador Alcione Rodrigues (PHS), autor do requerimento para que os profissionais da saúde comparecessem a tribuna da Câmara, falou da importância dos profissionais estarem ali prestando tão importantes esclarecimentos.

Gilson Rodrigues (PROS), falou da importância da realização do Seminário Criança para a construção do Plano Municipal para a Infância e Adolescência e disse que seguirá pautando seu mandato pela busca e promoção das políticas públicas para a infância e juventude.

O vereador Vivi Barbosa (PC do B), registrou a importância da presença dos profissionais da saúde na Câmara para trazer esclarecimentos à população.

Dra. Graça Melo (PSL), usou da palavra para falar da indicação de sua autoria para a construção de uma passarela em frente ao Centro de Abastecimento de Barreiras – CAB, enalteceu a importância da discussão em torno do Outubro Rosa e do mutirão para a realização de mamografias.

A vereadora Marileide Carvalho (PSL), falou dos avanços das cirurgias bariátricas, que proporcionará mais qualidade de vida as pessoas com obesidade mórbida, reportando-se a ocorrência de pronunciamentos que insistem em desobedecer à legislação eleitoral a vereadora pediu que os colegas se atentassem para o fato que a Lei Orgânica e Regimento Interno não são as únicas leis que regem os trabalhos legislativos, como já havia dito o presidente Tito em fala orientadora. Marileide ainda cedeu parte do tempo de seu pronunciamento para que o Coordenador de Zoonoses Antônio Luiz pudesse falar sobre os mutirões contra a dengue.

O vereador Ben-Hir Aires (PROS), criticou a ausência de iluminação na Comunidade de Conquista, e lamentou que embora seja uma área propícia para o desenvolvimento de inúmeras atividades de lazer, a Av Eduardo Catalão no Bairro São Pedro não conte sequer com iluminação para oferecer segurança as pessoas que ali praticam caminhadas e outras atividades físicas.

Ao passar à Ordem do Dia, restou aprovadas várias indicações dos vereadores, em seguida em fala conclusiva dos trabalhos, o presidente Tito agradeceu a todos pela presença e informou que a Tribuna Popular da sessão seguinte (quarta-feira) será ocupada pelo Secretário de Planejamento e Vice-prefeito do município senhor Carlos Augusto Barbosa (Paê), que explanará sobre as ações de sua secretaria e sobre a licitação do transporte coletivo urbano e rural do município.

 

Com informações da Ascom – Câmara Municipal de Barreiras.

 

 

Oferecimento:rc seguros

 

77 9 9926-6484 / 77 9 9979-1856