08 out de 2015
Barreiras – Embasa intensifica produção de água em Barreiras durante período seco

Com a chegada da estiagem e a baixa umidade relativa do ar (mínima de até 10%), a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) aumentou, nos dois últimos meses, a produção de água em Barreiras para atender ao aumento do consumo pela população. Foram produzidos e distribuídos pela estação de tratamento de água de Barreiras um volume total de 820 milhões de litros por mês, o que corresponde a 27,3 milhões de litros de água por dia.

Exibindo 15.09.15_Estação de Tratamento de Água da Embasa em Barreiras3.JPG

Nesta época do ano, quando a temperatura chega a 40°, os habitantes de Barreiras passam a consumir mais água. Em um comparativo entre o período intenso de chuva (novembro de 2014) e o de tempo seco (agosto de 2015), a Embasa incrementou o volume de água disponibilizado em 8%, o que representa cerca de três milhões de litros diários de água a mais, para abastecer 45 mil unidades domiciliares na sede e em mais 20 povoados do município.

Uma boa notícia é que, mesmo com o aumento da demanda decorrente do tempo seco, o consumo foi menor do que no mesmo período do ano passado, o que indica maior conscientização da população em relação ao uso da água. Em setembro de 2015, a Embasa distribuiu 40 milhões de litros a menos do que em setembro de 2014. “Essa redução do consumo pode ter sido reflexo da sensibilização da população relacionada ao problema hídrico na captação em São Paulo, bastante divulgada na mídia nacional“, avalia o gerente da Embasa em Barreiras, Marcos Rogério Moreira.

Investimento – A empresa também vem trabalhando para atender o aumento da demanda gerado pelo crescimento ocupacional na sede do município. Por isso, vai investir R$ 4,5 milhões na ampliação das instalações da estação de tratamento de água de Barreiras para incrementar em 66% a capacidade de produção de água. Nos dois últimos anos foram 5 mil novos imóveis ligados à rede da Embasa. “Estamos acompanhando o ritmo de crescimento da cidade com os novos loteamentos e os residenciais do Programa Minha Casa Minha Vida, como o Arboreto, e mais recentemente, o São Francisco, na BR-135, na saída para o Piauí”, afirma.

 

 

Assessoria de Comunicação da Embasa

 

Nosso Parceiro: LABORATÓRIO SANTA RITA

77 9 9926-6484 / 77 9 9979-1856