13 jul de 2014
Barreiras – ROTA DA INTEGRAÇÃO DA AGRICULTURA FAMILIAR
A Rota da Integração da Agricultura Familiar da Bahia faz parte do programa Viva Melhor, da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional – CAR em conjunto com a Superintendência da Agricultura Familiar –SUAF e tem o objetivo de gerar a inclusão socioprodutiva nas áreas rurais e urbanas.
A Rota também conta com a parceria do Ministério da Integração Nacional, Governo da Bahia e a UNICAFES. Essa parceria de governo que envolve a Secretaria de Agricultura Familiar, a EBDA, a Bahia Pesca, todos os órgãos que atuam no fomento à agricultura familiar no estado da Bahia.
O projeto Rota da Integração da Agricultura Familiar será desenvolvido em 13 edições que serão realizadas em feiras agropecuárias ou grandes eventos municipais em cidades estratégicas no estado da Bahia. A sexta edição acontece em Barreiras durante a 32ª ExpoAgro, com estrutura física padronizada, praça de alimentação, exposição de trabalhos da cadeia da agricultura familiar, artesão de cidades do Médio São Francisco e apresentação artística regional.
Fotos da XXXII Expoagro Barreiras 2014
IMG_4030 IMG_4033 IMG_4036 IMG_4040 IMG_4041
Os cooperativistas aproveitam a oportunidade e expõem seus produtos como artesanatos, mel, doces e frutas desidratadas, bonecas de pano, vestidos, crochê, ecobijoux, carne de caprinos, apliques em tecido, dentre muitos outros. É o caso da Associação de Artesãos de Barreiras-ASBART, que expõem seus produtos para serem conhecidos e apreciados pelos visitantes. “Somos 14 artesãos de Barreiras que levamos nossos trabalhos para serem apreciados em Salvador e outras cidades. Trouxemos tapetes, bordados, bonecas, artesanato com material reciclável. E a nossa expectativa é de que nossos produtos sejam bem aceitos pelos barreirenses e visitantes”, comentou a artesã Marines Oliveira.
Com o apoio que recebem da CAR, vieram artesões e produtores de Guanambi, Pindaí, Morpara, Ibotirama, Itaberaba e Juazeiro. “A CAR nos ajuda com hospedagem, alimentação e estrutura montada. Nós só colocamos nossos produtos que tem sido bem aceito”, disse Ana Caires, artesã de Guanambi.
 
Expositores – produtos
Assentamento Caliandra do Cerrado – (Luis Eduardo Magalhães)
Associação com 10 artesãos que funciona desde 2000 e produz Eco bijuterias com sementes, capim dourado, palha de buriti, Bolsas com material reciclável
Artesanato do Sertão Produtivo –  (Guanambi)
36 associados e produz peças de decoração com palha de milho, fibra de banana, biscuit, bonecas de pano com aproveitamento de tecido, tramas, crochê, bordados, macramê, cestos e cipó, flores de crochê, pintura em tecido, patchwork, peças com garrafas pet e madeira.
 
 
COOPAITA – (Itaberaba)
150 cooperados, funciona desde 2001, com produção média mensal de 6000 quilos de frutas desidratadas e in natura. Frutas desidratadas: abacaxi, banana, mamão, jaca e manga. Principais compradores são empresas que fabricam barras de cereais, mercados do Sul e Sudeste do Brasil, com venda direta também as redes de loja em Salvador e Feira de Santana.
 
COOPAMESF – (Morpará/Ibotirama)
Cooperativa territorial com 60 cooperados e 700 apicultores cadastrados na região do território do Velho Chico. Extração de Mel, Cera e Própolis, produtos registrados e vendidos para lojas e mercados de Salvador.
 
CAPRINA – (Pindaí)
Associação de 8 famílias no campo que desenvolvem a caprino cultura na micro região de Guanambi. Caprinos com cortes especiais, defumados e frescal. Produtos produzidos: lingüiça frescal e defumada, carré defumado e frescal, pernil e costela defumada, buchada e outros.
 
CAVI VIDA – (Juazeiro)
Empresa que trabalha com composto alimentar de frutas e vegetais em forma de xarope. Os frutos e vegetais são produzidos em hortas comunitárias por famílias de baixa renda e destinados a produção de xaropes de Acerola (expectorante), Romã (saúde da mulher) e Abacaxi (fortalecimento da imunidade).
 
ASBART – (Barreiras)
Associação de 14 artesãos que produzem pintura em tecido, crochê, biscuit, peti aplique, bordados manuais, bonecas de pano, peças com palha de milho, madeira e trabalhos em telha com pintura e biscuit.
 
Com informações de Michela Rodriguez/ Assessoria de Comunicação
Oferecimento:promaq
77 9 9926-6484 / 77 9 9979-1856