20 ago de 2014
Barreiras – Saúde pública volta a ser alvo de crítica dos vereadores

Na sessão da última terça-feira (12/08), os vereadores de Barreiras voltaram a fazer couro em críticas contundentes à saúde do município, que se agrava pelo silêncio oriundo da secretaria municipal de saúde.

O vereador Otoniel Teixeira (PC do B), subiu à tribuna para denunciar que um paciente da Sambaíba agonizou por 26 dias a espera de uma cirurgia, mas não resistiu à demora e veio a óbito, para o vereador, a saúde do município precisa passar por mudanças urgentes.

Para o vereador Eurico Queiroz (PPS), é inaceitável que a saúde continue nesse estado, para ele se continuar com a atual escassez de medicamentos, logo terá que se realizar “sorteios” para definir para qual unidade mandar medicamentos.

Já o vereador Aguinaldo Júnior (PT do B), disse que embora tenha ajustes a ser feitos a secretaria de saúde está de parabéns pelos novos equipamentos adquiridos para a melhoria do atendimento médico especializado.

A decana da Casa vereadora Beza (PSC), lamentou a perda pela saúde da emenda parlamentar do deputado federal Jânio Natal, no valor de um milhão de reais ora destina ao Hospital Municipalizado Eurico Dultra, e ressaltou a importância deste hospital para o povo de Barreiras. A vereadora ainda parabenizou o médico Dr. Henrique Dias pela condução daquela unidade de saúde.

Para a vereadora Karlúcia Macêdo (PMDB), o governo foi eleito para resolver os problemas e que isso não tem acontecido, a ausência de planejamento das ações segundo ela tem causado danos em todos os setores da gestão, e citou a falta de pagamento que quase leva a paralização do SAMU, para a peemedebista, planejar o futuro é investir em educação, asseverou.

O vereador Alcione Rodrigues (PHS) trouxe a tribuna, a denúncia de permuta de área pública intentada pela prefeitura, especialmente pela ausência da legal autorização legislativa, o vereador ainda pediu que a prefeitura tome providências no sentido de corrigir as irregularidades no Estádio Municipal Geraldão.

O vereador Rui Mendes (PT do B), enalteceu os trabalhos realizados pela prefeitura, e por outro lado disse que estará apresentando requerimento junto ao Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), para que as contas da prefeitura do exercício de 2012 sejam encaminhadas a Câmara para julgamento pelo Legislativo.

Após a votação da Ordem do Dia que constou de moções e indicações, o presidente vereador Tito fez menção aos pronunciamentos dos vereadores dizendo que “a Mesa Diretora tem agido com muita determinação para fortalecer os debates na busca da melhoria da saúde pública municipal, destacando que a secretária municipal de saúde já esteve por algumas vezes na Câmara, tanto na Tribuna Popular quanto em Audiências Públicas, e que muitos pedidos de providências já foram feitos e continuarão sendo feitos para que haja respostas satisfatórias à população barreirense acerca das deficiências e do planejamento das ações de saúde.” Disse o presidente Tito.

 

Com informações da Ascom – Câmara Municipal de Barreiras.

 

 

 

Oferecimento:banner da irriga

77 9 9926-6484 / 77 9 9979-1856