29 jan de 2015
Barreiras – Secretária de saúde Regina Figueredo e vereadores discute sobre saúde em Barreiras

No último dia 19.01.15, os vereadores da base de oposição ao governo municipal, solicitaram audiência com a Secretária Municipal de Saúde, sra. Regina Figueiredo, para tratarem das graves dificuldades enfrentadas pela população barreirense relacionadas aos serviços municipais de saúde.

Na reunião se buscou esclarecimentos para a falta de atendimento médico continuado e suas várias especialidades em praticamente todos os postos de saúde e hospitais da cidade e da zona rural, foi destacada a grave falta de medicamentos, de equipamentos, de materiais cirúrgicos, de demasiada demora na marcação de consultas, exames, cirurgias e revisões, além das péssimas condições da infraestrutura das unidades de saúde, que só tem piorado com o passar do tempo, a exemplo do posto 24 horas.

Em suma, foram destacadas pelos vereadores as principais deficiências no atendimento de saúde em Barreiras, inclusive com ênfase para as péssimas condições de trabalho dos servidores, que estão sendo submetidos a ofertar os seus serviços em condições insalubres.

Foi destacado ainda a demissão de mais de 600 (seiscentos) profissionais da área de saúde, o que é lastimável, pois paralisou-se totalmente os atendimentos dos setores até o momento, mas principalmente a falta de pagamento de meses de salário desses profissionais que até hoje ainda não receberam. Fica evidenciado que a prefeitura deveria ter se planejado com a necessária antecedência e já ter realizado um amplo concurso público para todas as áreas da administração para acabar de vez com essa ilegalidade de contratações temporárias.

Outra situação registrada à secretária é que a Câmara de Vereadores tem constatado cotidianamente a marcação indevida e inaceitável de procedimentos como exames e cirurgias por terceiros e agentes políticos, na Central de Regulação, por meio de pastas, o que deve ser combatido.

E agora com o fechamento abrupto do ambulatório do Hospital do Oeste e com a demissão de vários médicos e dezenas de profissionais é que a situação da saúde em Barreiras se tornou mais critica ainda.

A Câmara de Vereadores noticiou formalmente esses fatos ao Ministério Público Federal para que apure essa triste realidade, pois diante da omissão da prefeitura em não oferecer urgentemente uma solução com a prestação de serviços públicos de saúde continuamente à nossa população, só nos resta agir, como temos feito de modo permanente, recorrendo aos demais órgãos de controle e fiscalização na busca de que seja oferecido à nossa população o que lhe é de direito e que por “vários motivos” lhes tem sido negado pela administração. Tito

 

Com informações do presidente sr. Carlos Tito

 

Oferecimento:Carnaoeste 2015 Atrações

77 9 9926-6484 / 77 9 9979-1856