Na sessão da última terça-feira (26/08), os vereadores de Barreiras debateram assuntos relacionados à saúde, segurança pública, contorno viário e com destaque sobre a ocupação indevida de praças públicas por comerciantes informais de veículos automotores.
O vereador Aguinaldo Júnior (PT do B) congratulou-se com a administração municipal pela inauguração da unidade de saúde em Barreirinhas, e propôs Moção de Aplausos pelo dia do Soldado.
Karlúcia Macêdo (PMDB) chamou a atenção para a insegurança pública, dizendo da importância de se garantir o direito de ir e vir do cidadão, apontando para a necessidade de ampliação do policiamento ostensivo e melhoria na estratégia da política de segurança pública.
Para o vereador Eurico Queiroz (PPS) é preciso que a prefeitura interfira de forma efetiva a disciplinar o comércio informal de veículos que acontece pelas praças da cidade, ocupando os estacionamentos e gerando transtornos para os cidadãos que ficam impedidos de ter acesso a estes espaços públicos.
Reportando-se ao atendimento médico no Hospital do Oeste, a vereadora Dra. Graça Melo (PSL), disse que o hospital cumpre o seu papel, mas que é preciso que as prefeituras também façam sua parte, uma vez que o hospital regional não deve cumprir a função de posto de saúde.
O vereador Gilson Rodrigues (PROS), abordou a situação caótica do Contorno Viário de Barreiras, e congratulou-se com os 35 anos da Diocese de Barreiras, comemoração também enaltecida pela vereadora Beza (PSC).
Por sua vez o vereador Lúcio Carlos (SD), fez severas críticas a gestão municipal anterior, alegando que a mesma não deixou marcas positivas no município, no que foi seguido pelo vereador Vivi Barbosa (PC do B), para quem o governo passado marcou negativamente a administração municipal.
Tal posicionamento foi duramente combatido pelos vereadores Otoniel Teixeira (PC do B) e Alcione Rodrigues (PHS), que discordaram veementemente dos dois colegas, os vereadores ainda criticaram a falta de pagamento do transporte escolar, que está prejudicando gravemente os alunos das escolas municipais.
Para o vereador Ben – Hir Aires (PROS), as obras do atual governo ainda estão muito aquém do orçamento do município.
Núbia Araújo (PP) salientou que os vereadores devem manter o nível em respeito aos pares e população nas discussões do parlamento. Já o vereador Rui Mendes (PT do B) enalteceu as intervenções do município no bairro Santa Luzia, e disse que as obras estão acontecendo.
Em fala conclusiva, o presidente Tito informou que a Tribuna Popular da sessão de quarta-feira será ocupada pelo presidente do Conselho Tutelar, Sr. Marcos Reis Macêdo Ramos, que terá a oportunidade de falar dos trabalhos desse importante órgão para a defesa dos direitos das crianças e adolescentes e que também exporá as necessidades para fortalecimento do Conselho.
Destacou ainda que “os vereadores precisam compreender a força e importância da representação popular que fazem na Câmara, sendo cumpridores dos seus deveres nos limites das suas funções, com urbanidade e cortesia para com os colegas, mas sempre priorizando o interesse público.”, disse o presidente Tito.
As informações são da Ascom – Câmara Municipal de Barreiras.