09 jan de 2016
Brasil – ABACAXICULTURA – Tocantins está colhendo safra plantada no final de 2014
A colheita do abacaxi irrigado esse ano iniciou em outubro e deve terminar em fevereiro. (Fotos: Ascom/Seagro)

Os produtores de abacaxi irrigado do Tocantins estão colhendo a safra da fruta desde outubro de 2015, prosseguindo até fevereiro deste ano, quando, logo a seguir, inicia a colheita de fruta plantada em sequeiro.

De acordo com estimativas da diretoria de Politicas para Agricultura e Agronegócio da Secretaria do Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária do Tocantins (Seagro), a colheita, tanto de uma modalidade de cultivo, quanto de outra deve render aproximadamente 75 milhões de frutos.

Na condição de um dos maiores produtores de abacaxi no Brasil, exportando grande parte do produto, o Tocantins inicia seu plantio sempre entre setembro a dezembro – início do período chuvoso na região, o que facilita o desenvolvimento da planta na sua fase inicial.

O abacaxi pérola, variedade plantada no Tocantins, é considerado o mais saboroso e também o mais consumido no Brasil.

– Isso se deve principalmente às tecnologias que o produtor tem usado, com orientações dos técnicos, buscando maior produtividade e mais qualidade nos frutos – disse o engenheiro agrônomo da Seagro, Genebaldo Queiroz.

Dentre essas tecnologias está o Programa de Produção Integrada e Sustentável, coordenado pela Seagro, em parceria com o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

Expectativa

O produtor Marcio Oliveira possui 12 hectares em seu lote no projeto Hidroagrícola de Fruticultura São João, localizado no município de Porto Nacional, e já comemora as negociações para a safra 2015/16.

– Em relação às vendas já está tendo uma boa procura, fechei com um comprador de São Paulo e também para Miracema do Tocantins, para produção de suco – disse.

Miracema, na região centro-norte do Tocantins e um dos maiores produtores de abacaxi no Tocantins, tem uma processadora de suco concentrado da fruta.

Márcio espera uma boa colheita este ano.

– A expectativa é boa, esperamos um bom aproveitamento – disse o produtor que trabalha no setor agrícola desde criança e há dois anos cultiva abacaxi.

– Atualmente cultivo dois hectares, mas pretendo aumentar a área de produção para oito hectares ainda esse ano – afirma.

Exportação

Cerca de 90% do abacaxi produzido no Tocantins é comercializado para outros estados.
Cerca de 90% do abacaxi produzido no Tocantins é comercializado para outros estados.

Cerca de 90% do abacaxi produzido no Tocantins é comercializado para outros estados. Os principais estados compradores são Rio de Janeiro, São Paulo, Goiás, Minas Gerais, Bahia, Distrito Federal, Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul. De toda produção do Estado, 60% provém da agricultura familiar.

(Fonte: Ascom/Seagro-TO)

 

Nosso Parceiro:Irriga Banner TV

77 9 9926-6484 / 77 9 9979-1856