30 dez de 2016
Brasil – Agricultura – Alerta de granizo para Mato Grosso do Sul e Goiás

No Sul, as chuvas persistem até a virada do ano

A última sexta-feira do ano, dia 30, será de chuva em grande parte da região Centro-Oeste. Os maiores volumes de água e os riscos para temporais ficam concentrados entre o nordeste de Mato Grosso do Sul e na metade sul de Goiás. Atenção para o potencial para queda de granizo na metade sul desse estado e no sul de Goiás.

No noroeste e centro de Mato Grosso também há condições de chuva forte. Nas demais localidades, as precipitações são em forma de pancadas mais isoladas, mas não se descartam eventuais transtornos. O tempo fica seco no nordeste de Goiás e com calor em todo o estado.

No entanto, será no oeste de Mato Grosso do Sul que as temperaturas registradas devem ser maiores. No sábado, dia 31, a chuva forte continua no sul de Mato Grosso do Sul e de Goiás e agora também no sudeste do Mato Grosso, com possibilidade para transtornos.

Vale salientar que o risco para queda de granizo é maior na metade sul do Mato Grosso do Sul. Nas demais áreas o tempo segue instável, com acumulados um pouco mais baixos, mas que também podem causar eventuais transtornos.
Na metade sul do Rio Grande do Sul, o tempo abre nesta sexta. No restante da região, ocorrem pancadas de chuva, desta vez com mais intensidade entre o nordeste gaúcho, Santa Catarina e o oeste do Paraná, por causa da formação de uma frente fria.

O calor volta a aumentar no Rio Grande do Sul, mas diminui um pouco entre Santa Catarina e Paraná por causa da chuva mais forte. No sábado, a distribuição da chuva não muda muito. O risco é maior para temporais entre o norte e nordeste do Rio Grande do Sul, interior catarinense e oeste do Paraná.

O tempo ficará mais aberto entre o sul e oeste gaúcho, onde uma massa de ar seco ganha força.  As temperaturas seguem mais amenas sobre parte de Santa Catarina e Paraná, mas, no interior do Rio Grande do Sul, o calor aumenta. No momento da virada de ano, a chance para chuva é maior em Santa Catarina e no Paraná, inclusive nas capitais.

Pryscilla Paiva, editora de Tempo do Canal Rural

 

Parceiro do site ioeste:irriga

77 9 9926-6484 / 77 9 9979-1856