10 abr de 2017
Brasil – Agricultura – Avaliação de genótipos de milho híbrido, Três de Maio, RS, 2015/16

O presente estudo objetivou avaliar a adaptabilidade de cultivares híbridos de milho às condições edafoclimáticas do município de Três de Maio, RS, na safra 2015/2016.

Autores: Marcos Caraffa(1); Cinei Teresinha Riffel(2); Emerson Antunes Carneiro(3); Thiago Monteiro Giesen(3); Marlon Eduardo Zawacki(3); Gilson Preussler Witczak(3) .

Trabalho disponível nos Anais do Evento e publicado com o consentimento dos autores.Trabalho disponível nos Anais do Evento e publicado com o consentimento dos autores.

RESUMO: A redução da área de cultivo de milho no Rio Grande do Sul foi acompanhada por crescentes aumentos de rendimento de grãos. A região fronteira noroeste do estado, com alta demanda de milho em função de constituir uma das maiores bacias leiteiras do país, tradicionalmente tem apresentado produtividades médias muito abaixo das médias brasileira e do estado. O presente estudo objetivou avaliar a adaptabilidade de cultivares híbridos de milho às condições edafoclimáticas do município de Três de Maio, RS, na safra 2015/2016. Parta tanto, foi utilizada abordagem quantitativa e procedimento laboratorial e estatístico, com dados coletados por observação direta intensiva e aferição de pesos, sendo sua análise efetuada a partir de análise de variância, com comparação das médias pelo teste Tukey ao nível de significância de 5%. O ensaio foi instalado por delineamento experimental de blocos ao acaso, contando com trinta e cinco materiais genéticos e quatro repetições. A precipitação pluviométrica ocorrida no período favoreceu o desenvolvimento da cultura e a média geral do ensaio (12.119 kg ha-1) situou-se 0,99 % acima da expectativa gerada pelo nível tecnológico utilizado (12.000 kg ha-1), sendo que 25 genótipos atingiram este patamar. A média geral atingida demonstra claramente a necessidade de qualificação no manejo da cultura na região do estudo, uma vez que os resultados alcançados apontam potencial significativamente superior aos atingidos na região na safra 2012/2013, 4.398 kg ha- 1 , ou seja, a média do experimento posicionou-se 276% acima da média regional da safra considerada para parâmetro de análise.

 

Termos de indexação: Zea mays, cultivares híbridos, rendimento de grãos.

INTRODUÇÃO

A cultura do milho, em função do potencial de rendimento que apresenta aliado ao significativo valor nutritivo, é um dos cereais de maior utilização mundial, não sendo diferente no Brasil, cumprindo essencial papel socioeconômico (Fancelli & Dourado Neto, 2004). Os mesmos autores enfatizam também que o milho se constitui “matériaprima impulsionadora de diversificados complexos agroindustriais”.

 

Em que pese ser essa gramínea um dos principais cultivos agrícolas do estado, o Rio Grande do Sul apresenta rendimentos médios aquém do potencial possível, mesmo que apresentando os rendimentos de grãos da cultura substanciais aumentos nos últimos anos. Comparando o rendimento de grãos de milho no estado na safra 2012/2013, média de 5.161 kg ha-1 , com a média brasileira no mesmo período, 5.130 kg ha-1 (Reunião Técnica Anual do Milho e Reunião Técnica Anual do Sorgo, 2014), comprova-se esta melhoria, já que em anos anteriores os resultados eram muito inferiores aos da safra brasileira.Cabe salientar, no entanto, que no mesmo ano agrícola, segundo o mesmo autor, o rendimento de grãos de milho na região do município de Santa Rosa impactou negativamente o resultado do estado, com rendimento de 4.398 kg ha-1 .

 

Assim sendo, a região necessita de ampliação de uso das tecnologias disponíveis para o aumento de rendimento da cultura. Uma dessas tecnologias é o potencial genético dos cultivares, ofertados aos agricultores, com novidades a cada ano. As empresas obtentoras desenvolvem esses cultivares, colocando-os no mercado, o qual é muito amplo, com expressivas variações em relação a clima e solo, sobretudo.

 

Dessa forma, há necessidade de se conhecer a adaptabilidade desses materiais em diversas condições edafoclimáticas a fim de selecionar os genótipos com maior potencial produtivo a cada região, subsidiando assistentes técnicos na indicação e produtores rurais na escolha de cultivares a serem semeados nas lavouras, além de permitir aos pesquisadores da área informações a respeito da interação desses genótipos com o ambiente.

 

Com esse intuito, anualmente, desde 2006, é estabelecido ensaio de competição de genótipos de milho no município de Três de Maio, em ação de cooperação envolvendo a Sociedade Educacional Três de Maio (SETREM), a Cooperativa AgroPecuária Alto Uruguai Ltda (COTRIMAIO), a Associação Riograndense de Empreendimentos de Assistência Técnica e de Extensão Rural (ASCAR – EMATER/RS) e o Sistema de Crédito Cooperativo (SICREDI NOROESTE). Posteriormente à instalação e condução do ensaio, o mesmo serve de contexto para uma das estações apresentadas aos produtores rurais da região e estudantes em Dia de Campo de Milho e Girassol, atividade de extensão que visa promover o desenvolvimento do conhecimento nesse segmento alvo da atividade, realizada, na safra passada, em 06 de janeiro de 2016.

 

Face ao já acima exposto e considerando que o município de Três de Maio encontra-se em região que apresenta uma das principais bacias leiteiras do país, atualmente em condição de expansão, a demanda por milho, seja na condição de grãos ou silagem, tem aumentado consideravelmente.

Todos os anos, com o intuito de ampliar ainda mais os rendimentos das culturas agrícolas comerciais, pesquisadores desenvolvem novos genótipos, lançados no mercado pelas empresas patrocinadoras dessas pesquisas. Uma vez no mercado, esses novos materiais devem ser testados em diversas condições edafoclimáticas do país, visando conhecimento de suas adaptabilidades locais. Essa ação, focando a região do município de Três de Maio, é o objetivo do presente estudo, considerando os materiais de milho participantes do ensaio já frisado.

 

MATERIAL E MÉTODOS

 

O estudo de adaptação de cultivares de milho às condições edafoclimáticas da região de Três de Maio, RS, foi estabelecido na Área Experimental da SETREM (altitude de 344 metros), no município de Três de Maio, RS, safra 2015/16, contando com trinta e cinco híbridos, conforme tabela 2.

 

Para definição dos genótipos participantes do ensaio, inicialmente foram contatadas as empresas obtentoras com significativa participação no mercado, solicitando que cada uma delas indicasse e disponibilizasse as sementes de seus três principais materiais. Assim, onze empresas participaram do ensaio, sendo que oito indicaram três materiais genéticos, uma cedeu dois, uma disponibilizou quatro genótipos e outra, cinco, perfazendo um total de trinta e cinco cultivares híbridos de milho (Tabela 2).

 

A pesquisa teve caráter quantitativo, com procedimento laboratorial e estatístico (Lima, 2004). A coleta de dados foi efetuada por observação direta intensiva e testes de aferição de pesos (Lakatos & Marconi, 2006), sendo que os mesmos foram submetidos à análise de variância, com comparação das médias pelo teste Tukey ao nível de 5% de probabilidade de erro (Lima, 2004) por intermédio do programa estatístico XLStat (Adinsoft, 2013).

 

O delineamento experimental foi em blocos ao acaso, com parcelas representadas pelos cultivares, em quatro repetições cada. As parcelas foram instaladas em quatro linhas de cinco metros de comprimento, espaçadas em 0,50 m, com espaçamento entre plantas de 0,28 m, perfazendo uma densidade de 72.000 plantas por hectare.

 

Das parcelas semeadas foram colhidos quatro metros de duas linhas centrais, totalizando uma área útil de 4,0 m 2 . O sistema de cultivo utilizado foi o sistema de semeadura direta sobre palhaça de nabo forrageiro, sendo as parcelas estabelecidas a campo nos dias 31 de agosto e 01 de setembro, utilizando na adubação de base para uma expectativa de produção de 12.000 kg ha-1 (Comissão de Fertilidade do Solo – RS/SC, 2004): 48 kg ha-1 de nitrogênio, 120 kg ha-1 de fósforo (P2O5) e 80 kg ha-1 de potássio (K2O). A operação de adubação foi efetuada de maneira mecanizada e a semeadura com semeadoura manual, colocando três sementes por cova, com desbaste em 28 de setembro, ocorrendo emergência plena em 11 de setembro.

 

O ensaio foi conduzido em acordo com as tecnologias preconizadas por Reunião Técnica Anual do Milho e Reunião Técnica Anual do Sorgo (2014). A área em que foi estabelecido o ensaio foi dessecada em três de agosto com uso de glyphosate (Roundup WG – 1,5 kg ha-1 ) + 2,4 D (2,4 D Nortox – 1,5 L ha-1 ) e em 28 de setembro foi efetuada aplicação de atrazine + simazina (Primatop SC – 6,0 L ha- 1 ) visando controle das ervas indesejáveis. Em 04 de outubro foi efetuada a primeira adubação de cobertura, utilizando 45 kg ha- 1 de nitrogênio na forma de ureia, sendo efetuada uma segunda aplicação do produto, também 45 kg ha-1 , em 01 de novembro. Em 22 de setembro foi aplicado o inseticida, tiametoxan + lambda-cialotrina (Engeo Pleno – 0,2 L ha-1 ) para controle de Spodoptera frugiperda. A colheita ocorreu no dia 18 de fevereiro de 2016.

 

RESULTADOS E DISCUSSÃO

 

O volume pluviométrico ocorrido durante o ciclo da cultura, da semeadura até a colheita, foi de 1.459,5 milímetros. No entanto, o período crítico do milho quanto à umidade do solo se concentra “entre 15 antes e 15 dias após o aparecimento da inflorescência masculina” (Fancelli & Dourado Neto, 2004). Estudo conduzido no mesmo local e período do presente ensaio (Ensaio Estadual de Avaliação de Cultivares de Milho), contemplando 26 materiais genéticos, apontou um período médio de 67 dias entre a emergência e a emissão da inflorescência masculina e 69 dias até a emissão da inflorescência feminina (Caraffa et al., 2015). Assim, pode-se afirmar que a emissão da inflorescência masculina ocorreu no dia 17 de novembro, data que, observando os dados pluviométricos apresentados na tabela 1, permite afirmar não ter ocorrido escassez de umidade capaz de afetar negativamente o rendimento de grãos.

 

Tabela 1 – Pluviosidade ocorrida na Área de Pesquisa da SETREM.1

A tabela 2 apresenta os resultados de rendimento de grãos além de características agronômicas dos genótipos estudados. A média geral do ensaio situou-se 0,99 % acima da expectativa gerada pelo nível tecnológico utilizado. Analisando os rendimentos médios obtidos pelos genótipos estudados é possível observar que se destacou o cultivar AS 1666 (13.766 kg ha-1 ), sem, no entanto, se diferenciar significativamente ao nível de 5 % de probabilidade de erro pelo teste de Tukey de outros 26 híbridos. Por outro lado, se destacaram negativamente dois cultivares, quais sejam, 22S18 TOP (7.201 kg ha-1 ) e 22T10 TOP (7.625 kg ha-1 ), se diferenciando significativamente de todos os demais. Considerando a média do ensaio (12.119 kg ha- 1 ) como referência, vinte e três genótipos apresentaram resultado superior e doze apresentaram resultado inferior.

 

Tabela 2 – Genótipos de milho: ciclo, tipo de hibridação, rendimento e comparação à média de produção, Três de Maio, RS, safra 2015/2016.2

CONCLUSÕES

Com base nos resultados apresentados na tabela 2 é possível afirmar que, ao atingirem a expectativa de produção, 25 materiais estudados apresentam boa adaptabilidade às condições edafoclimáticas do município de Três de Maio, RS, sendo passíveis de recomendação para semeadura nessas condições.

Os demais cultivares estudados também merecem recomendação de cultivo na região (à exceção dos dois que apresentaram rendimento de grãos significativamente inferior), em que pese não terem atingido a expectativa de produção. Cabe salientar que o genótipo de pior desempenho deste grupo (MG 300 PW – 10.922 kg ha-1 ) apresentou rendimento de grãos extremamente superior à média do país, do estado e da região quando considerada a safra 2012/13 (Reunião Técnica Anual do Milho e Reunião Técnica Anual do Sorgo, 2014).

 

Outro aspecto passível de conclusão é a necessidade de qualificação no manejo da cultura na região do estudo, uma vez que os resultados alcançados apontam potencial significativamente superior aos atingidos comparativamente na região na safra 2012/2013, 4.398 kg ha-1 (Reunião Técnica Anual do Milho e Reunião Técnica Anual do Sorgo, 2014), ou seja, a média do experimento posicionouse 276 % acima da média regional da safra considerada para parâmetro de análise.

 

REFERÊNCIAS

 

ADDINSOFT. XLStat your data analysis solution. Lausanne: Addinsoft, 2013.

CARAFFA, M; RIFFEL, C. T.; PIZZANI, R.; DECKER, V. A.; CARNEIRO, E. A. Ensaio estadual de avaliação de cultivares de milho em Três de Maio, RS, na safra 2014/15. In: Reunião Técnica Anual do Milho e Reunião Técnica Anual do Sorgo, 60, 43, 2015, Getúlio Vargas. Anais… Getúlio Vargas: IDEAU, 2015. No prelo.

COMISSÃO DE QUÍMICA E FERTILIDADE DO SOLO (CQFS RS/SC). Manual de adubação e de calagem para os Estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Porto Alegre: SBCS/Núcleo Regional Sul, 2004. 404 p.

FANCELLI, A. L.; DOURADO NETO, A. Produção de milho. Guaíba: Agropecuária, 2004. 360 p.

LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. A. Fundamentos de metodologia científica. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2006. 315 p. LIMA, M. Monografia: a engenharia da produção acadêmica. São Paulo: Saraiva, 2004. 210 p.

REUNIÃO TÉCNICA ANUAL DO MILHO E REUNIÃO TÉCNICA ANUAL DO SORGO, 58, 41. 2014. Indicações técnicas para o cultivo de milho e de sorgo no Rio Grande do Sul – Safras 2013/2014 e 2014/2015. Pelotas: EMBRAPA Clima Temperado. 124 p.

 

Informações dos autores:

(1) Professor; Sociedade Educacional Três de Maio; Três de Maio, RS;

(2) Professora; Sociedade Educacional Três de Maio;

(3) Acadêmico; Sociedade Educacional Três de Maio.

Disponível em: Anais do XXXI Congresso Nacional de Milho e Sorgo. Inovações, mercados e segurança alimentar. Bento Gonçalves, Rio Grande do Sul, 2016.

 

 

Oferecimento:pp

77 9 9926-6484 / 77 9 9979-1856