15 ago de 2019
Brasil – Agricultura – Brasil e Argentina podem ampliar negócios

Uma comitiva brasileira formada por representantes de cooperativas agropecuárias e, ainda, do sistema OCB e do Ministério da Agricultura, participou de uma série de reuniões técnicas com produtores de vinho da Argentina. A ideia foi trocar experiências e informações sobre a produção de vinho, azeite e olivas e, ainda, em certificação Fair Trade e produção orgânica.

A programação foi resultado de um convite feito pelo Instituto Nacional de Associativismo e Economia Social (INAES) e pela Confederação Nacional Intercooperativa (Coninagro). Ambas fazem parte da Reunião Especializada de Cooperativas do Mercosul da qual tanto o MAPA quanto a OCB participam como representantes do Brasil.

 

Segundo o superintendente do Sistema OCB, Renato Nobile, que acompanhou o grupo, a missão técnica foi uma oportunidade para trocar experiências sobre o setor e ampliar a relação comercial entre os dois países.

“Acompanhamos os representantes da Secretaria de Cooperativismo e Agricultura Familiar do MAPA, junto com os dirigentes da Federação das Cooperativas Vinícolas do Rio Grande do Sul (Fecovinho), das cooperativas Aurora, Garibaldi e Nova Aliança e a oportunidade foi muito rica. Os brasileiros já estão dialogando com os hermanos sobre a possibilidade de negociação entre as cooperativas. Além de negócios bilaterais, a ideia também é aproveitar as oportunidades advindas do acordo comercial entre União Europeia e Mercosul”, explicou Nobile.

 

Do lado argentino, as reuniões técnicas contaram com a presença do secretário de Agricultura Familiar da Argentina que mostrou, também, o interesse do governo de lá nesse processo de aproximação e possibilidade de negócios com o Brasil.

Os brasileiros conheceram, por exemplo, a Federação Argentina de Produtores de Vinho (Fecovita), que detém 30% do mercado interno de vinhos e exporta para diversos países, a vinícola Toro, a Federação de Cooperativas Agropecuárias, a Faculdade Nacional Agrotécnica.

 

Fonte: Coordenação-geral de Comunicação Social do Mapa

 

Oferecimento:

 

 

77 9 9926-6484 / 77 9 9979-1856