As 16 cooperativas de crédito ligadas ao Sicoob – Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil pretendem movimentar nos cinco dias da 25ª Agrishow – Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação operações financeiras num total de R$ 250 milhões, um volume R$ 108 milhões acima do montante realizado na feira de 2017. A informação foi dada pelo diretor presidente do Banco Cooperativa do Brasil, Marco Aurélio Borges de Almada Abreu, durante palestra promovida pela instituição nesta terça-feira (1/5) na Arena do Conhecimento.
De acordo com Abreu, o segmento de crédito cooperativado vem tendo expressiva expansão nas últimas décadas. “Para se ter uma ideia do crescimento, há 21 anos o Bancoob era o último da lista de 130 instituições financeiras do país e hoje está colocado na sexta posição em termos de patrimônio líquido do sistema financeiro”, comentou. No entender do diretor do Bancoob, a estratégia para o crescimento está na metodologia da cooperativa de atender as necessidades que não são atendidas pelo sistema econômico convencional representando pelos grandes bancos.
Além do Sicoob, a Arena do Conhecimento teve uma programação de apresentações de outras empresas e instituições. A palestra do Siscom trouxe o gerente de Tecnologia da Informação da Agropecuária Santa Bárbara, Leandro Gomes, para falar sobre a migração da tecnologia analógica para a digital, que foi promovida em todas as fazendas do grupo. De acordo com o executivo, em alguns casos, um funcionário levava até dois dias para se deslocar de uma fazenda ao escritório para resolver um problema por falta de sinal de rádio.
“O tempo de resposta para a solução de problemas e o desenvolvimento das atividades no grupo diminuiu com a implantação de rádios digitais”, afirmou. A agropecuária Santa Bárbara tem hoje 240 rádios portáteis, 94 em viaturas, 25 unidades fixas de transmissão e 7 repetidoras.
Na sequência, Phillip Klien, executivo da OLX Agro Indústria, afirmou que a plataforma digital da empresa voltada para compra e venda de máquinas e implementos agrícolas registrou 8 milhões de buscas no período de um mês. “De janeiro a março deste ano foram comercializados uma média diária de 15 tratores por meio desse canal de vendas”, afirmou. Adiantou ainda que o estado de São Paulo liderou nas vendas de máquinas por meio do portal, com 20,5% de participação.
Por fim, a PwC trouxe a consultora Ana Paula Malvestio, sócia-líder da Agribusiness Brasil/PwC, que sustentou que o produtor rural está avançado tecnologicamente, mas ainda falha na gestão do seu negócio. “O produtor tornou-se competitivo em muitas commodities, mas ainda tem desequilíbrio na gestão. Uns avançaram, mas muitos ainda estão atrás, e essa organização trará mais sustentabilidade e perenidade dos negócios e resultados”, afirmou Ana Paula.
A Agrishow 2018 teve início no dia 30 de abril e se encerra na sexta-feira, dia 4 de maio. A feira é uma iniciativa das principais entidades do segmento no país: Abag – Associação Brasileira do Agronegócio, Abimaq – Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos, Anda – Associação Nacional para Difusão de Adubos, Faesp – Federação da Agricultura e da Pecuária do Estado de São Paulo e SRB – Sociedade Rural Brasileira. O evento é organizado pela Informa Exhibitions, integrante do Grupo Informa, um dos maiores promotores de feiras, conferências e treinamento do mundo com capital aberto.
Prêmio Máquina do Ano é entregue pela primeira vez na Agrishow
O prêmio Machine of the Year (Máquina do Ano), criado na Europa, teve neste ano sua primeira edição brasileira e foi entregue durante a 25ª Agrishow – Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação. A Stara Absoluta foi o destaque, com duas premiações, na categoria Semeadoras e também como a máquina mais votada por agricultores, numa enquete realizada pela internet. Quatro professores, de universidades brasileiras, fizeram as avaliações técnicas das categorias. Em cada uma delas foram avaliados dez itens (qualidade, projeto, inovação, assistência técnica, custos, entre outros), para efeitos de cálculo de pontuação.
A vencedora na categoria Colhedora de Cana foi a Valtra BE 1035 Mudas (Valtra), creditada pela organização do evento como “Destaque de Inovação Tecnológica”. Na categoria Semeadoras, a premiada foi a Stara Absoluta (Stara). Na categoria Colhedoras de Grãos, a vencedora foi a MF 9895 Plataforma 40 Pés (Massey Ferguson). E na categoria Pulverizadores, venceu a Jacto Uniport 4530 (Jacto). No encerramento do evento, a Stara Absoluta recebeu a segunda premiação, pelo voto popular. A premiação é promovida pela Revista AGRIWORLD e conta com o apoio da Agrishow.
Empresas de insumos investem em consolidação de suas marcas na Agrishow
As empresas de insumos participantes da 25ª Agrishow acreditam em bons negócios, mas principalmente na consolidação de suas marcas com os clientes.
A SOESP (Sementes Oeste Paulista), de Presidente Prudente (SP), atua em todo o Brasil e exporta sementes de pastagens (dos gêneros Braccharia e Panicum) para 16 países (principalmente Colômbia e México). “A Agrishow abre a safra de sementes”, diz a técnica de sementes da SOESP, Andreza Cruz, informando que as novidades na feira são as variedades BRS Ipyporã (bracch) e BRS Quênia (panicum), desenvolvidas em parceria com a Embrapa. Andreza destaca que a empresa busca a consolidação de sua marca e revela projeções de bons negócios, mas que são fechados posteriormente à feira. Os focos da SOESP são a pecuária e a Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF). Na Agrishow, o destaque da empresa é a solução Advanced, uma tecnologia de tratamento de sementes que possibilita facilidade no plantio em qualquer maquinário, com uniformidade e eficiência.
A Santa Clara, com sede em Ribeirão Preto e fábrica em Jaboticabal, atuando em mais de 30 países, também atua no fortalecimento de sua marca, que gera tecnologia e patentes agrícolas para nutrição, proteção e potencializadores vegetais (para aumento de performance de agroquímicos). Segundo o diretor comercial Diego Wyllyam do Vale, a multinacional brasileira está inaugurando no país, durante a Agrishow, a atuação de outra empresa do grupo, a Brazilian Seeds, voltada para pastagem com alta pureza e germinação. Em 2017, a Brazilian Seeds já comercializou no exterior, com boa aceitação. Agora, a meta é o mercado interno.
A aposta da Kimberlit, de Olímpia (SP), que também quer consolidar sua marca, é realizar bons negócios com empresas do setor sucroalcooleiro, principalmente com o produto Sollus Dry, da linha Cropper, que é um bioestimulante para plantio e corte de soqueira de cana. Leonardo dos Santos Duarte, consultor técnico comercial de Kimberlit, acredita em aumento de vendas na região onde atua, nas proximidades de Araraquara (SP). “Estou bastante otimista na minha região, esperando aumento de cerca de 50% nos negócios”, afirma Duarte. Para alavancar contratos, a Kimberlit trabalha também com as linhas de crédito do Credicitrus para os seus cooperados.
Fonte: Assessoria de imprensa Sicoob