27 fev de 2017
Brasil – Agricultura – De fevereiro a maio – época de plantar maracujá

O suco de maracujá é o terceiro mais produzido no Brasil, atrás do suco de laranja e o de caju. É uma cultura lucrativa tanto para os grandes quanto para os pequenos produtores

 

O plantio do maracujá pode ser lucrativo tanto para os grandes quanto para os pequenos produtores, sendo importante fonte de renda no âmbito da agricultura familiar. No entanto, a decisão de implantar uma lavoura de maracujá deve se basear em uma pesquisa para verificar a existência de um mercado que absorva a produção, seja para venda de frutos frescos ou para a indústria de processamento.

O maracujazeiro é uma trepadeira de grande porte, de crescimento rápido, podendo atingir mais de 10 m de comprimento. O fruto varia em formato, tamanho e cor da casca, conforme a espécie. O rendimento do suco varia entre 30 e 40% em relação ao peso do fruto, no maracujá amarelo e no maracujá roxo. A boa produção da planta se dá quando as condições ambientais são adequadas para o seu desenvolvimento, florescimento e frutificação. Essas condições estão relacionados à temperatura, chuvas, umidade relativa do ar, luminosidade e ocorrência de ventos fortes e geadas.

De fevereiro a maio - época de plantar maracujá

Temperatura ideal para o plantio de maracujá

A temperatura afeta o metabolismo das plantas e, portanto, o seu crescimento, desenvolvimento e produção. A faixa de temperatura média anual adequada para a exploração comercial do maracujá é de 20 a 32°C, sendo considerada ótima a faixa de 23 a 27°C.

Importância da luminosidade para o plantio de maracujá

As plantas necessitam de luz solar direta para realizar a fotossíntese, processo pelo qual absorve a radiação e a reverte em energia química, que utiliza para produzir seu próprio alimento, transformando os nutrientes que absorve em substâncias que compõem seus tecidos (carboidratos, proteínas e gorduras). Assim, a intensidade da radiação solar interfere diretamente no crescimento e desenvolvimento das plantas.

Importância da altitude para o plantio de maracujá

O maracujá pode ser cultivado em locais com altitude de 100 até 1.500 m, desde que sejam satisfeitas as necessidades de temperatura e horas de luz. O plantio em encostas deve ser feito de modo a expor as plantas à maior incidência de radiação solar possível.

Influência dos ventos na produção de maracujá

Os ventos frios afetam o florescimento, diminuindo o vingamento dos frutos. Os ventos quentes e secos retiram a umidade do solo e das plantas, causando o murchamento das folhas. Ventos fortes dificultam a polinização das flores pelas mamangavas.

Importância das chuvas para a produção de maracujá

O maracujazeiro necessita de cerca de 800 a 1.700 mm de chuva por ano, bem distribuídos. No entanto, as chuvas fortes e em excesso durante o florescimento afetam a atividade dos insetos polinizadores e inviabilizam o grão de pólen, reduzindo a produção. A planta resiste bem a uma estiagem curta, mas a seca prolongada retarda seu desenvolvimento e florescimento. Nos primeiros meses após o plantio, é indispensável o fornecimento adequado de água para o pegamento das mudas e seu crescimento inicial. A falta de chuva pode ser complementada com a irrigação.

Por Silvana Teixeira.
Conheça o Curso CPT Produção de Maracujá.

 

Oferecimento:folder tapetes net

77 9 9926-6484 / 77 9 9979-1856