17 nov de 2017
Brasil – Agricultura – Desempenho da cultura da soja em função do tratamento e tamanho das sementes

O trabalho teve como objetivo comparar formas de tratamento em dois tamanhos de semente.

Autores: SOARES, C. M.; LUDWIG, M. P.; ROTHER, C. M. S.; HUNING, C.; DECARLI, L. CAMERA, D.; DECARLI, J.

Trabalho disponível nos Anais do Evento e publicado com o consentimento dos autores.

RESUMO

Visando proteger o potencial das sementes, o tratamento tem papel fundamental, aliado a isso há uma preocupação com a qualidade do mesmo a qual pode ser afetada com os diferentes tamanhos das sementes de soja. Partindo deste contexto o presente trabalho teve como objetivo comparar formas de tratamento em dois tamanhos de semente.

O experimento foi conduzido no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Campus Ibirubá, utilizando as cultivares Monsoy 5730 e Monsoy 5947, nos diâmetros de 5,5 e 6,5 mm. As formas de tratamento utilizadas forma: tratamento “on farm”, tratamento industrial de sementes e sem tratamento (testemunha).

 

A combinação dos produtos no tratamento industrial foi Fortenza Duo® (Ciantraniliprole + Tiametoxam + Metalaxil-M + Tiabendazol + Fludioxonil) + Polímeros (L232) + Talco Gloss® e a aplicação no equipamento Momesso Arktos Africa L40K. E no tratamento “on farm” foi utilizado Fortenza Duo® e a aplicação foi realizada em saco plástico.

As avaliações realizadas foram: germinação, vigor (primeira contagem e emergência em campo), população de plantas final e produtividade de grãos. Para a definição dos resultados foi realizada análise de variância e Teste Scott-Knott a 5% de probabilidade. Os resultados de germinação e primeira contagem foram superiores para as sementes sem tratamento.

 

Sobre a emergência em campo as contagens foram realizadas aos 14 e 28 dias, na primeira contagem não houve diferença entre o número de plantas entre os tratamentos (76,1%), já na segunda contagem o número de plantas do tratamento industrial (85,9%) foi superior aos demais tratamentos.

Na avaliação da população de plantas final o tratamento industrial e “on farm” apresentaram valores superiores (77,2 e 73,7% respectivamente) há testemunha (67,1%).

 

A produtividade de grãos foi superior nos tratamentos industrial com 3730 kg/ha e na testemunha com 3586 kg/ha, o menor valor foi observado no tratamento “on farm” com 3327 kg/ha.

Palavras-chave: Diâmetro, qualidade, vigor, comparar.

Informações do autores :     

Instituto Federal de Educação, Ciencias e Tecnologia do Rio Grande do Sul- Campus Ibirubá

Disponível em: Anais do  XX Congresso Brasileiro de Sementes, Foz do Iguaçu, PR, Brasil, 2017.

 

Oferecimento:

77 9 9926-6484 / 77 9 9979-1856