22 out de 2017
Brasil – Agricultura – Efeito da adubação fosfatada sobre os componentes de rendimento e a produtividade de sementes de soja

O objetivo do trabalho foi avaliar o efeito de diferentes doses de fósforo aplicadas na semeadura sobre os componentes de rendimento e a produtividade de sementes de soja

Autores: BAHRY, C. A.; CILIPRANDI, A. P.; CARLESO, A. A.; CERESOLI, L.; PETKOWICZ, L. A.; DAL PRÁ, F. S.; GERALDO, G.; POSSENTI, J. C.

Trabalho disponível nos Anais do Evento e publicado com o consentimento dos autores.

RESUMO: A disponibilidade de fósforo junto às sementes pode facilitar o desenvolvimento inicial das plântulas de soja, proporcionando uma lavoura mais uniforme e com maior potencial produtivo; sendo esta a condição ideal para campos de produção de sementes, em que se busca produtividade e qualidade do produto colhido.

O objetivo do trabalho foi avaliar o efeito de diferentes doses de fósforo aplicadas na semeadura sobre os componentes de rendimento e a produtividade de sementes de soja. O experimento foi realizado na Área Experimental da UTFPR, Campus Dois Vizinhos, na safra 2016/2017. A cultivar utilizada foi a NS 4823 RR®. Os tratamentos de fósforo foram baseados na recomendação da análise de solo, a saber: T1 – controle, sem P2O5; T2 – 50% a menos do recomendado de P2O5 (30 kg ha-1); T3 – 100% da recomendação de P2O5 (60 kg ha-1); T4 – 150% da recomendação de P2O5 (90 kg ha-1); T5 – 200% da recomendação de P2O5 (120 kg ha-1).

A fonte de fósforo utilizada foi o superfosfato simples (18% de P2O5), depositado a cinco centímetros abaixo das sementes. As variáveis analisadas foram: sementes por planta, massa de mil sementes e produtividade. O delineamento experimental utilizado foi o de blocos ao acaso, com quatro repetições. Os dados foram submetidos à análise de variância e depois analisados por regressão.

 

A dose de P2O5 que resultou em maior produtividade de sementes de soja foi de 60 kg ha-1, ou seja, 100% do recomendado pela análise.

Houve tendência à queda de produtividade nas doses acima do recomendado, especialmente na maior (120 kg de P2O5 ha-1), que apresentou produtividade inferior ao controle.

A massa de mil sementes teve resultado positivo com a adubação fosfatada, não se verificando o mesmo com o número de sementes por planta, que não sofreu alteração em função dos tratamentos.

 

O fósforo, quando bem manejado, incrementa a produtividade de sementes da soja.

Palavras-chave: Glycine max L., massa de sementes, sementes por planta, superfosfato simples.

Informações dos autores:

UTFPR, Dois Vizinhos, Paraná, Brasil

Disponível em: Anais do  XX Congresso Brasileiro de Sementes, Foz do Iguaçu, PR, Brasil, 2017.

 

Mais Soja

 

Oferecimento:

77 9 9926-6484 / 77 9 9979-1856