09 ago de 2017
Brasil – Agricultura – Especialistas internacionais são destaques no segundo dia do 10º CBAI

O segundo dia do 10º Congresso Brasileiro de Arroz Irrigado (CBAI) será marcado por convidados internacionais. As palestras desta quarta-feira (9) com especialistas da Argentina, Colômbia, Estados Unidos e Itália contarão com serviço de tradução simultânea. O evento começou na noite de terça (8) no Hotel Serrano, em Gramado, e prossegue até sexta (11). Esta edição do 10º CBAI é organizada pelo Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) e promovida pela Sociedade Sul-brasileira de Arroz Irrigado (SOSBAI).

 

Na manhã desta quarta-feira, Sandra Valdes, do CIAT da Colômbia, vai ministrar a palestra “Aplicacion de nuevas tecnologias de edicion genomica para el aumento del rendimiento y calidad nutricional del arroz”. Na sequência, ocorrerá o painel com o doutor em genética e Líder do Programa Nacional INTA da Argentina, Alberto Blas Livore, com o tema “Mejoramiento Genetico em INTA, Resistencia, Calidad y Rendimiento”. Na parte da tarde, o título “Use of “Provisia” technology to manage resistant weed plants to lowland Rice” será apresentado pelo doutor Eric Webster, da Universidade de Louisiana (EUA). Em seguida, “Redução do banco de sementes de plantas daninhas no solo como estratégia de manejo” será conduzido pelo doutor Francesco Vidotto, da Universitá degli Studi di Torino (Itália).

 

Neste mesmo dia, o horário das 17 às 18 horas será destinado à sessão de pôsteres, que vai reunir os 372 trabalhos científicos inscritos no congresso. A programação ainda prevê a realização de duas oficinas, às 9h30min e às 14h30min.

 

ABERTURA

 

A abertura da décima edição do CBAI, nesta terça-feira (8), começou às 19 horas, com o Hino Nacional, na voz da cantora regionalista Shana Müller, que também interpretou o Hino Rio-Grandense durante o evento. Na sequência, o presidente da SOSBAI, Rodrigo Schoenfeld, gerente de Pesquisa do Irga, desejou um “excelente congresso a todos os participantes”. O prefeito de Gramado, João Alfredo de Castilhos Bertolucci, destacou as qualidades da cidade e pediu ao público que aproveite as atrações da Serra gaúcha. “Curtam Gramado”, finalizou.

 

O presidente do Irga, Guinter Frantz, falou na importância da pesquisa para o desenvolvimento do Estado e do País. “Nós sabemos como a pesquisa é importante. Cabe a nós lutar pela Ciência e pela pesquisa. É através da pesquisa que chegaremos a um arroz ainda mais saudável”, disse Frantz. Representando o governador José Ivo Sartori, o secretário adjunto da Agricultura, Pecuária e Irrigação, André Petry, justificou a ausência do governador e do secretário Ernani Polo, que enviaram um abraço a todos os participantes. “Esse congresso reflete uma nova forma de enxergar a cultura do arroz, em rotação com soja, milho, pecuária. Sabemos da importância desse evento, organizado pelo Irga”, afirmou.

 

Por último falou o presidente do CBAI, professor Ibanor Anghinoni, que destacou o caráter nacional do congresso e lembrou a importância da participação dos estudantes da área. Destacou ainda o tema do evento deste ano, “A intensificação sustentável”. O professor fez vários agradecimentos, principalmente aos patrocinadores e organizadores. Por final, fez um agradecimento especial a três servidoras do Irga que se empenharam na organização do evento: Danielle Almeida, Camila Pilownic Couto e Neiva Knaak.

 

Após a cerimônia de abertura, o professor Paulo César de Faccio Carvalho, doutor em Zootecnia, presidente da Sociedade Brasileira de Zootecnia e coordenador do Programa de Pós-graduação em Zootecnia da UFRGS, proferiu a conferência magna “Reconectando a natureza com a produção agrícola: a via da intensificação sustentável”, tendo como moderador o especialista Clenio Pillon, da Embrapa Clima Temperado.

 

Carvalho abriu sua conferência propondo uma reflexão sobre o futuro da alimentação mundial, lembrando previsão da FAO para o ano de 2050 quando o mundo terá que alimentar 9,7 bilhões de pessoas. “Qual será o nosso papel daqui pra frente? E não trabalhamos mais apenas com produção de alimentos, mas também com nutrição de pessoas. E precisamos fazer isso de maneira inteligente, reconectando a agricultura com a natureza”, argumentou.

 

O professor destacou principalmente o seu trabalho junto ao projeto SIPA (Sistemas Integrados de Produção Agropecuária). Entre os benefícios do SIPA, o professor elencou: solução para conciliar altas produções com baixo impacto ambiental; mimetizam ecossistemas naturais e exploram sinergias dos processos biológicos; melhoram a qualidade do solo e aumentam a resiliência do sistema; aumentam diversidade e ciclagem de nutrientes; aumentam eficiência do uso da água e de insumos por unidade de produto; são mais produtivos e sustentáveis a longo prazo.

 

“Temos que fazer alguns ajustes no sistema de produção. Tem um termo hoje muito utilizado na literatura internacional. Agora os agrônomos são chamados de ‘designers de sistemas de produção’. Essa é a lógica atual, pois temos que pensar, projetar sistemas”, comentou. O primeiro dia do congresso terminou com show de Shana Müller e um coquetel.

 

O CBAI é o maior evento técnico de arroz irrigado do Brasil. O objetivo do evento é reunir a comunidade científica, produtora, empresarial e governamental que tenha relação com o setor orizícola, para apresentar e discutir os principais resultados de pesquisas que tratam da cultura do arroz irrigado. A temática central desta edição é “A intensificação sustentável” pela utilização de sistemas integrados de produção agropecuária.

Acesse o site do Congresso aqui

Fonte: Assessoria de Comunicação – Irga

 

 

Oferecimento:

77 9 9926-6484 / 77 9 9979-1856