11 jan de 2017
Brasil – Agricultura – Falta de água já mata lavouras em três estados

Norte e nordeste de Minas Gerais, Espírito Santo e Bahia não registram chuva há 20 dias

Algumas áreas produtoras de Minas Gerais, Bahia e Espírito Santo já estão com 20 dias de tempo seco e altas temperaturas. No nordeste de Minas, essa falta de água e o calor estão provocando o estresse hídrico das lavouras de café.

 

A soja também está morrendo em parte da Bahia com a falta de umidade. Um novo sistema meteorológico vai avançar para o Sudeste nos próximos dias, mas os maiores volumes de chuva vão ficar concentrados entre São Paulo, sul de Minas e a região do Triângulo Mineiro.

 

Na Bahia até volta a chover no extremo oeste do estado. O grande problema é que a chuva será irregular. No Espírito Santo, os produtores infelizmente não vão registrar nos próximos três meses volumes tão elevados, a exemplo dos que tiveram em dezembro do ano passado. Naquela ocasião, os temporais provocaram até alagamentos em algumas cidades.

 

Para o Sul, a diminuição dos temporais será observada já a partir desta quarta, dia 11. Em Alegrete (RS), as áreas de arroz receberam mais de 150 milímetros nos últimos dias, o que provocou prejuízos para as lavouras.

 

“No ano passado, os excessos foram maiores no Rio Grande do Sul por causa do El Niño”, diz Desirée Brandt, da Somar. O rápido enfraquecimento do La Niña este ano foi um dos fatores que diminuiu o risco de estiagem para o Sul e os volumes previstos para o Nordeste.

 

“Se esse episódio do La Niña fosse mais forte e duradouro, teríamos melhores condições de chuva para a Bahia, por exemplo”, explica Desirée.

Pryscilla Paiva, editora de Tempo do Canal Rural

77 9 9926-6484 / 77 9 9979-1856