01 jan de 2016
Brasil – Agricultura – Goiás reduz estimativa de safra para 9,8 milhões de toneladas

Associação dos Produtores de Soja e Milho de Goiás (Aprosoja/GO) e a Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg) revisaram para baixo as estimadas de produção de soja na safra 2015/2016, devido à irregularidade das chuvas durante o plantio e no período de desenvolvimento das lavouras.

Segundo o levantamento realizado pelas entidades, a área projetada de soja em Goiás ficou em 3,35 milhões de hectares (aumento de 0,74% em relação à temporada anterior) deve produzir 9,8 milhões de toneladas, abaixo das 10,4 milhões de toneladas previstas quando o plantio começou em outubro.

O consultor técnico da Aprosoja/GO, Cristiano Palavro, relata que há locais com necessidade de replantio, baixo estande (população) de plantas e estresse hídrico. Ele observa que haverá perdas, “mas ainda não são generalizadas”.

Palavro diz que em grande parte do Sudoeste goiano, maior produtora estadual, as lavouras estão em bom estado. “No geral, a situação de Goiás ainda é melhor que a do ano passado”, diz ele, lembrando que na safra 2014/2015 foram produzidas 8,6 milhões de toneladas de soja, por causa do longo período de estiagem que ocorreu em janeiro deste ano.

Segundo as entidades, a situação das lavouras é crítica na porção norte-nordeste de Goiás. “O plantio na região está atrasado devido à falta de chuvas. Em novembro as precipitações ficaram abaixo da média e em alguns locais ainda não choveu em dezembro. Por isso os produtores que não conseguiram plantar já projetam perdas de 20% a 30%.

A Aprosoja/GO e a Faeg enviaram à Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa) pedido de prorrogação do calendário oficial de plantio da soja, que encerra no dia 31 de dezembro, a fim de que os agricultores consigam finalizar os trabalhos.

As entidades convocaram uma reunião para amanhã no município de Porangatu, onde produtores, sindicatos, associações, bancos, revendas, prefeituras e demais entidades ligadas ao agronegócio discutirão “um plano de mitigação dos prejuízos financeiros com a safra”.

 

Fonte: Revista Globo Rural

 

Nosso Parceiro: Irriga Banner TV

77 9 9926-6484 / 77 9 9979-1856