São Paulo, 8 de maio de 2025 – A ICL, referência global em tecnologias nutricionais para a agricultura, apresenta a NutroScan, sua nova ferramenta digital para análise nutricional de plantas. A solução foi desenvolvida em parceria com a startup brasileira Spectral Solutions, especializada em tecnologias para a Indústria 4.0. A nova tecnologia utiliza espectroscopia para analisar macro e micronutrientes em folhas de plantas em tempo real e conta com a expertise da ICL em nutrição vegetal, criando um método revolucionário para o monitoramento nutricional das plantas.
Durante a leitura da folha, o software compara os dados obtidos com parâmetros agronômicos e classifica os nutrientes em três níveis: deficiência, adequação ou excesso. Além disso, permite selecionar, automaticamente a melhor solução nutricional, calcular a dosagem ideal e gerar recomendações estratégicas para garantir a saúde e o máximo desempenho das plantas. Enquanto os métodos convencionais exigem envio de amostras para laboratório e levam dias para entregar os resultados, a ferramenta NutroScan realiza o diagnóstico imediatamente no campo.
“Para isso, fizemos um investimento de 8 milhões de reais. Temos o objetivo de expandir o uso da ferramenta para todo o Brasil e, futuramente, levar a tecnologia para mercados internacionais. Desta forma, iremos promover agilidade, eficiência no manejo, diminuição do impacto do estresse nutricional e aumento do potencial produtivo, gerando maior rentabilidade para o produtor. A combinação de dados, inovação e nutrição vegetal permitirá uma nova era na agricultura digital”, afirma João Pascoalino, gerente de Serviços Digitais da ICL.
Decisão embasada em dados
Os dados gerados pela tecnologia NutroScan serão automaticamente incorporados à plataforma Crop Advisor da ICL, ampliando as análises, recomendações e insights e o armazenamento de informações para histórico e melhoria contínua. Esta integração permitirá recomendações estratégicas e personalizadas, assim como uma tomada de decisão mais rápida e eficiente. Atualmente, a plataforma Crop Advisor monitora mais de 100 mil hectares e possui 600 planos de recomendação ativos, reforçando seu papel estratégico no campo. Pascoalino acrescenta que a plataforma ganhará ainda mais representatividade em 2025, com atualizações importantes já em execução, como novo mapa via satélite, NDVI de alta resolução e relatório de fechamento de safra.
“A ferramenta também possibilitará o desenvolvimento de novas soluções inovadoras inspiradas na Biomimética, reforçando a ICL como uma empresa de dados e insights e consolidando a sua liderança em tecnologia digital aplicada à nutrição de plantas. A NutroScan conecta diagnóstico, nutrição e performance vegetal em uma abordagem integrada, reforçando o conceito de Nutrologia Vegetal como o futuro da agricultura inteligente”, completa Pascoalino.
Parcerias e ICL Planet Startup Hub
Em 2022, a empresa lançou no Brasil o ICL Planet Startup Hub como parte de uma iniciativa global da ICL para apoiar startups que desenvolvem tecnologias com foco em agricultura e segurança alimentar. O propósito é enfrentar desafios como aumento da produtividade, redução das emissões de gases de efeito estufa e combate à insegurança alimentar por meio de inovações tecnológicas.
A aproximação com a Spectral Solutions aconteceu por meio do programa For Farmers, uma iniciativa do PwC Agtech Innovation, em parceria com a ICL e E-SOLO, empresa de consultoria liderada pela Eng. Agr. Camila Guedes, que conecta startups a produtores rurais para validar novas tecnologias no campo. No programa, produtores de soja da região de Avaré e Santa Cruz do Rio Pardo (SP) vinculados à E-SOLO, participaram de uma jornada de inovação aberta com foco na resolução de desafios reais do campo.
A Spectral Solutions foi selecionada como uma das startups com potencial para atender a desafios relacionados à nutrição e fisiologia de plantas. A partir dos testes realizados e dos resultados obtidos no programa, a parceria com a ICL foi consolidada. “Estamos muito felizes, pois houve um comprometimento integral de todas as equipes envolvidas. A estratégia adotada colocou a tecnologia em um patamar jamais visto antes e estamos ansiosos em imaginar a ICL levando nossa tecnologia a outros países”, destaca Felipe Aquino, diretor da Spectral Solutions. De acordo com Pascoalino, a parceria representa mais um passo na trajetória de inovação aberta da ICL no Brasil, com foco em soluções digitais.
“Este programa proporcionou uma excelente oportunidade para compreender e explorar os desafios enfrentados pelos produtores de soja em São Paulo ao longo dos últimos 18 meses”, afirma Nathalia Lopes, coordenadora da comunidade de produtores rurais do PwC Agtech Innovation. “A inclusão dos produtores no desenvolvimento e validação de novas tecnologias é fundamental para assegurar que as soluções propostas sejam verdadeiramente eficazes e adequadas às suas necessidades”, afirma Dirceu Ferreira Junior, COO do PwC Agtech Innovation.
Sobre a ICL
ICL Group Ltd. é uma empresa global de origem israelense líder em minerais especializados, que desenvolve soluções impactantes para os desafios de sustentabilidade da humanidade nos mercados de alimentos, agricultura e indústria. Utiliza seus recursos exclusivos de bromo, potássio e fosfato, sua força de trabalho profissional global e sua P&D focada em sustentabilidade e recursos de inovação tecnológica para impulsionar o crescimento da empresa em seus mercados finais. A empresa emprega mais de 12,5 mil pessoas em todo o mundo e sua receita em 2023 totalizou aproximadamente US$ 7,5 bilhões. Suas ações são listadas duplamente na Bolsa de Valores de Nova Iorque e na Bolsa de Valores de Tel Aviv (NYSE e TASE: ICL).
A ICL atua no Brasil, de diferentes formas, desde a década de 1960, oferecendo um portfólio completo de soluções para atender às necessidades de agricultores e clientes industriais. São fertilizantes de eficiência aprimorada e de liberação gradual, micronutrientes para solo e foliares, macronutrientes secundários, ação fisiológica, tratamento via sementes e adjuvantes. A empresa controla também as marcas Aminoagro e Dimicron e atua ainda no mercado de produtos biológicos. Na área de Food and Phosphate, produz ácido fosfórico purificado, fosfatos para uso industrial e alimentício e misturas de ingredientes e aditivos alimentícios. Com 11 unidades de produção e quatro centros de inovação, onde conduz pesquisa e desenvolvimento de produtos e tecnologias, a ICL soma 1,8 mil colaboradores no País.
Fonte: ICL Planet Startup Hub
Oferecimento: