26 jul de 2016
Brasil – Agricultura – Ilhéus deverá receber primeira fábrica de chocolate para produtores locais de cacau

Aumento da demanda pelo fruto e pelo chocolate gourmet impulsiona mercado no sul da Bahia

POR CARLA ARANHA*, DE ILHÉUS (BA)

Ao final do VIII Festival Internacional do Chocolate e Cacau, realizado em Ilhéus, na Bahia, entre a última quinta-feira e domingo (24/7), foi divulgada a inauguração, prevista para novembro deste ano, da Indústria de Chocolate da Bahia, primeira fábrica de chocolate da região que deverá atender, de forma terceirizada, a produtores locais.

O projeto é uma iniciativa de Marco Lessa, idealizador do festival e proprietário da marca Chor, Henrique de Almeida, da Chocolate Sagarana, fabricado a partir do cacau cultivado em sua fazenda, e o produtor de cacau Alexandre Reis. A Indústria de Chocolate da Bahia deverá ter capacidade de produção de 150 toneladas por ano.

cacau-terra-amarelo (Foto: Divulgação)

O objetivo é atender boa parte das 40 marcas de chocolate de Ilhéus. A maioria dos produtores locais cultiva seu próprio cacau e terceiriza a produção em outros municípios, como Lauro de Freitas, onde já existe uma estrutura fabril.

Também faz parte dos planos dos sócios criar uma marca própria voltada ao mercado de confeitaria gourmet. “Queremos mostrar aos chefs brasileiros que nosso chocolate é tão bom, ou até melhor, do que os importados”, diz Almeida. “De uma forma geral, há uma demanda crescente pelo cacau e o chocolate de origem feito no Brasil”.

O festival reuniu mais de 50 expositores e um público de cerca de 50 mil pessoas, quase 70% a mais do que em 2015. “O consumidor tem valorizado cada vez mais o chocolate gourmet, feitoapenas com cacau de boa qualidade e açúcar, o que tem contribuído para movimentar o mercado e fomentar a expansão das marcas”, diz Marco Lessa.

* A jornalista viajou a convite do Festival internacional do Cacau e Chocolate.

 

Revista Globo Rural

 

 

Nosso Parceiro:Irriga Tv

77 9 9926-6484 / 77 9 9979-1856