09 jan de 2020
Brasil – Agricultura – Leite: Maior concorrência deu sustentação aos preços pagos aos produtores

Maior concorrência no mercado do leite deu sustentação aos preços pagos aos produtores
Concorrência foi maior entre os laticínios nesse final de ano, o que deu sustentação aos preços pagos aos produtores

Com a produção de leite crescendo em um ritmo mais lento, a concorrência foi maior entre os laticínios nesse final de ano, o que deu sustentação aos preços pagos aos produtores. Do lado da demanda, o consumo de lácteos, especialmente, queijos, manteiga, creme de leite e leite condensado, melhorou em dezembro, em função das festas de final de ano. Dessa forma, considerando a média nacional dos dezoito estados pesquisados pela Scot Consultoria, a alta para o produtor de leite foi de 1,2% no pagamento realizado em dezembro, que remunera a produção entregue em novembro de 2019.

O produtor recebeu, em média, R$1,205 por litro, sem o frete, considerando o leite padrão. Já o preço médio com bonificações por qualidade ficou em R$1,573 por litro. Para o pagamento a ser realizado em janeiro/20, referente a produção entregue em dezembro/19, o viés é de manutenção no preço do leite ao produtor, sendo que 70% dos laticínios pesquisados pela Scot Consultoria acreditam em estabilidade das cotações, 20% falam em queda e os 10% restantes estimam alta.

É importante destacar, no entanto, que esse comportamento varia conforme a região. Por exemplo, a tendência é de alta nos preços aos produtores no Sul do país; manutenção a ligeira alta no Centro-Oeste e Sudeste e manutenção no Nordeste.

Para saber mais sobre o mercado de leite, custos de produção, clima, preços dos lácteos no atacado e varejo e expectativas para a cadeia assine o Relatório de Mercado de Leite da Scot Consultoria. A Scot Consultoria também realiza palestras e treinamentos de mercado na área de pecuária de leite.

Fonte: Scot Consultoria

 

Oferecimento:

 

 

77 9 9926-6484 / 77 9 9979-1856