02 set de 2016
Brasil – Agricultura – Paraná deve colher safra recorde em 2016/2017

O Departamento de Economia Rural (Deral) prevê aumento de 14% e produção de 23 milhões de toneladas de grãos

POR REDAÇÃO GLOBO RURAL

A Secretaria da Agricultura e do Abastecimento divulgou nesta quinta-feira (1/8) sua primeira estimativa para asafra paranaense de grãos de verão 2016/2017, que começa a ser plantada neste mês de setembro. O levantamento confirma a tendência de ampliação da área de milho, que cresce 17% para 484,9 mil hectares, enquanto a soja recua 1% para 5,237 milhões de hectares.

A pesquisa realizada pelo Departamento de Economia Rural (Deral) estima que a produção paranaense de grãos de verão poderá alcançar 23 milhões de toneladas. O resultado depende da normalidade do clima entre a primavera deste ano, com a semeadura das lavouras dearroz, soja, feijão e milho da primeira safra, e o verão de 2017, quando o ciclo se completa com os trabalhos de colheita, diz o Deral.

Os técnicos explicam que o volume estimado é 2,8 milhões de toneladas, ou 14% a mais que na safra passada. A projeção esta baseada na expectativa de aumento da produtividade, “que pode ocorrer se não houver fenômenos climáticos severos, como ocorreu na safra 2015/2016, com excesso de chuvas na primavera e no verão devido o fenômeno El Niño que prejudicou fortemente as culturas de feijão, milho e soja”.

Na avaliação do secretário de Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, a expectativa é boa, pois a nova safra deverá ser plantada sob a influência do fenômeno La Niña. “Em função disso, esperamos que o clima seja mais regular durante o ciclo plantio, desenvolvimento e maturação das culturas”, diz ele.

Segundo o Deral, este é o primeiro ano em que há inversão do plantio de soja, após 15 a 20 anos sucessivos de ganho de área. “Nos últimos cinco, seis anos, praticamente todas as culturas plantadas no Estado perderam área para a soja, o que fez com que a cultura incorporasse grandes áreas, que resultaram em sucessivos recordes de produção”, dizem os técnicos.

 

Revista Globo Rural

 

 

Nosso Parceiro:in victo

77 9 9926-6484 / 77 9 9979-1856