09 fev de 2017
Brasil – Agricultura – Pesquisa busca identificar hábitos de consumo de arroz e de feijão na região metropolitana de Goiânia

Numa parceria entre Empresa Júnior da Escola de Agronomia da Universidade Federal de Goiás/CIPPAL, Universidade Federal de Goiás/UFG, Camil Alimentos, Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Goiás/CREA-GO e Embrapa Arroz e Feijão, foi realizada, no período de 30 de janeiro a 3 de fevereiro de 2017, pesquisa piloto junto a consumidores de arroz e feijão na região metropolitana de Goiânia-GO. A pesquisa /diagnóstico ocorreu por meio da aplicação de questionário estruturado, visando identificar hábitos de consumo, percepção e conhecimento de valores nutricionais e funcionais desses alimentos.

 

O objetivo dessa fase foi verificar a necessidade de ajustes no questionário e procedimentos estatísticos para análises dos mesmos. Esse alinhamento é essencial para levar a cabo a proposta de realizar uma pesquisa nacional, tendo como prioridade os seguintes estados: Alagoas, Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Tocantins.

 

A pesquisa com consumidores nesses estados tem objetivo de subsidiar o direcionamento das atividades e peças publicitárias da campanha nacional para valorizar o consumo do arroz e feijão, por meio da divulgação customizada de seus aspectos nutricionais e funcionais, visando mantê-lo em níveis adequados na dieta da população brasileira. A referida campanha está sendo articulada por instituições participantes das Câmaras Setoriais das Cadeias Produtivas do Arroz e do Feijão, junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA.

 

A realização da etapa de Goiânia foi possível, devido à parceria com o CREA-GO e CAMIL ALIMENTOS, que viabilizaram os trabalhos de campo, executados pela CIPPAL, sob a supervisão da Embrapa.

Dois aspectos adicionais que merecem consideração nessa fase foram: acompanhamento do trabalho de campo por psicóloga da linha comportamental, que avaliou o modo de abordagem dos entrevistadores e a distribuição de brindes (uma sacola personalizada contendo os folders “Feijão a representação do povo brasileiro em forma de grãos” e “Arroz: Protagonista da mesa do brasileiro”, além de receitas a base de arroz e feijão e do calendário: “2017 vai ser diferente: ano da valorização do arroz e feijão”. O material distribuído contém mensagens valorizando os produtos.

 

As próximas etapas são: reunião com os entrevistadores, para avaliar as dificuldades, pontos positivos, sugestões e considerações da psicóloga, visando ao aperfeiçoamento nas novas etapas. Em seguida será realizada a tabulação e análise dos dados, apresentação dos resultados em seminário no CREA-GO e avaliação final da metodologia desenvolvida. Após, será feita uma apresentação dos resultados para as Câmaras do Arroz e Feijão e apresentação de proposta para execução da pesquisa nos demais estados.

 

Fonte: EMBRAPA

Autor(es): Carlos Magri Ferreira e Tamillys Cientielly de Lellis Albernaz

Texto originalmente publicado em:
Embrapa
Autor: Carlos Magri Ferreira e Tamillys Cientielly de Lellis Albernaz
Oferecimento:casa do arroz TV
77 9 9926-6484 / 77 9 9979-1856