Está marcada para esta quinta-feira, em Florianópolis, uma reunião entre os secretários de Agricultura dos três estados do sul do país, para discutir a organização do Fórum Mais Milho, que o Canal Rural organizará no dia 13 de junho em Chapecó.
O secretário de Agricultura e da Pesca de SC, Moacir Sopelsa, que está incentivando o evento, pretende que os estados do PR e RS também participem e estimulem, pois o problema de abastecimento de milho diz respeito aos três estados e há necessidade de uma discussão em conjunto sobre o tema.
O secretário Ernani Polo, do RS, e Moacir Sopelsa participam presencialmente, e o secretário Norberto Ortigara, do PR, via teleconferência. A reunião também contará com a participação de representantes da OCESC, da FECOAGRO e da FAESC que serão apoiadores do Fórum. A apresentação da proposta aos três secretários será do diretor de Conteúdo do Canal Rural Júlio Cesar Cargnino e da gerente Comercial do Canal Rural Luciane Kolbe.
O evento, que será realizado em Chapecó, pretende discutir com lideranças e especialistas do mercado de milho alternativa para minimizar o problema de abastecimento de milho, especialmente em SC, já que o Estado é deficitário em pelo menos três milhões de toneladas do produto por ano.
No ano passado o Canal Rural realizou evento semelhante na Fiesc, em Florianópolis, apenas para o Estado de SC. Neste ano já discutiu com lideranças e produtores dos estados do RS e PR e, agora, pretende envolver os três estados para buscar uma solução conjunta. A reunião em Florianópolis será comandada pelo secretário Moacir Sopelsa de SC e será na sede da Epagri.
Fonte: Fecoagro/SC