01 jul de 2017
Brasil – Agropecuária – Brasil veta entrada de lotes de carne dos Estados Unidos

Segundo Blairo Maggi, produto apresentava desconformidades; ação ocorreu antes da suspensão das importações de carne brasileira pelos EUA

O Brasil barrou a entrada de 20 containeres de carne fresca e miúdos, disse o ministro da Agricultura Blairo Maggi em evento em Campina Grande (PB) nesta quinta-feira, 29. “Na semana passada, todos aqui receberam a notícia de que os Estados Unidos suspenderam as nossas plantas (…) de carne. Nós, esta semana, também embargamos mercadorias, carnes dos Estados Unidos (…), principalmente picanhas que chegaram aqui em desconformidade. O Ministério da Agricultura fiscalizou e falou: não está conforme, devolve”, disse o ministro. A informação é do jornal O Estado de S. Paulo.

Segundo o ministro, os lotes dos 20 containeres – que faziam parte de um grupo de 32 – foram devolvidos por causa de não-conformidades envolvendo rotulagem, rastreabilidade e certificação. “Antes do comércio vem a segurança e proteção dos consumidores de ambos os países”, afirmou. Ao jornal, ele se corrigiu sobre a data do episódio, dizendo que tudo ocorreu antes da suspensão das importações de carne brasileira pelos Estados Unidos.

A JBS confirmou que um lote seu de carne importada foi vetado, mas, em nota, garantiu que não há qualquer problema sanitário com a picanha. “A JBS confirma que, por questões técnicas de rotulagem do produto, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento suspendeu a entrada de um lote de carne bovina in natura oriundo dos EUA. A companhia ressalta ainda que o ocorrido não possui nenhuma relação com a qualidade do produto”.

 

Suspensão das importações – Os Estados Unidos suspenderam as importações de carne bovina fresca brasileira na quinta-feira passada, 22, por “preocupações recorrentes sobre a segurança dos produtos”. Segundo o serviço de inspeção sanitária do país, 100% dos lotes do produto brasileiro vinham sendo fiscalizados e 11% apresentaram não-conformidades.

 

Uma missão técnica do Mapa vai se reunir com os norte-americanos na semana que vem para apresentar respostas sobre o problema e o ministro Blairo Maggi deve se reunir com o ministro da Agricultura dos EUA, Sonny Perdue, ainda em julho para tentar reestabelecer as exportações.

 

Depois do episódio, o Mapa anunciou que vai reforçar a inspeção nos frigoríficos e também em relação à vacina, já que a reação a ela poderia ser o motivo das não-conformidades encontradas.

 

Fonte: Portal DBO com informações do jornal O Estado de S. Paulo
Oferecimento:

 

77 9 9926-6484 / 77 9 9979-1856