Com a utilização de pivô central nas pastagens, propriedade eleva lotação animal para 10 ua/ha
Constantemente a pecuária brasileira é cobrada para aumentar a sua produtividade utilizando o mesmo espaço. Como a taxa de lotação animal por hectare ainda é tida como baixa no Brasil, o Grupo @Ideal iniciou em 2011 um projeto de produção com base no uso intensivo das pastagens no município de Paranaíba, PI. Atualmente, a propriedade aloja a média de 10 animais por hectare.
A fazenda ocupa uma área de 40 hectares com solo composto de 86% de areia e baixíssima fertilidade natural, levando à necessidade da correção com calcário e também a incorporação de crotalária. Para fazer a correção, o Grupo escolheu um pivô central, com sistema de gerenciamento remoto de irrigação.
O pivô foi dividido em dois sistemas de pastejo com 12 piquetes de 1,5 hectare cada. Ainda foram colocadas duas áreas de sombra para proporcionar um melhor conforto térmico para os animais. Para os corredores para circulação e manejo dos animais foi reservado o espaço de um hectare. Após a definição do equipamento de irrigação, a equipe trabalhou na escolha do melhor capim, considerando fatores como clima, solo, animais, irrigação. Neste caso foi escolhido o capim Mombaça, que após 45 dias estava pronto para receber os animais.
O manejo adequado do rebanho e da forrageira permitiu colocar 400 animais nos 40 hectares e sem a necessidade do uso de alimento concentrado. “Neste sistema houve ganho de peso de 35 kg em 30 dias, o que representou um ganho de peso diário (GPD) de 1,160 kg, algo bem acima da média nacional e que é fundamental no uso intensivo da área e na otimização de custos da pecuária”, diz Bruno Perroni, gerente de tecnologia da Lindsay, empresa responsável pelo projeto.
Com o projeto em pleno funcionamento a Agropecuária @ideal tem atingido alta produção animal e produtividades acima de 100@/ha/ano sem uso de alimento concentrado. Segundo Fábio Antônio Cagnin Filho, sócio fundador do Grupo, esse resultado mostra a viabilidade do investimento na irrigação para pecuária, sempre aliado com um suporte técnico adequado que proporcione um olhar atento a todas as variáveis da atividade. “Para um projeto deste dar certo é necessário primeiramente procurar uma empresa de consultoria séria que saiba implantar o projeto e gerenciar os fatores econômicos, zootécnicos e agronômicos”, diz.
Agora os esforços da Agropecuária @ideal estão concentrados no novo projeto com foco na produção leiteira em pastagem com a utilização de pivôs de irrigação semelhante ao projeto feito com os bois de corte.
Portal DBO