04 abr de 2022
Brasil – Agropecuária – Instrutores do Senar Bahia aprendem a confeccionar selas

Barreiras sediou o alinhamento técnico do curso de selaria americana

Aprender fazendo. Esse é o lema do Senar Bahia ao unir teoria e prática em seus cursos. Assim, os instrutores do oeste baiano estão aptos a confeccionar e realizar a manutenção de selas, pois participaram, de 28 de março a 1 de abril, no CTG (Centro de Tradições Gaúchas) de Barreiras, do alinhamento técnico do Curso de Selaria Americana, oferecido pela instituição em parceria com Sindicato de Produtores Rurais de Barreiras (SPRB) e com o Senar de Goiás.

Com carga de 40 horas, o curso teve duração de cinco dias. Durante esse período, os alunos foram apresentados às ferramentas e às técnicas de armação, preparação dos materiais e equipamentos para a limpeza do couro, exposição, corte, costura e acabamento das peças, até a montagem do produto final.

O instrutor do alinhamento, Jean Willyamson Marciano, que também aprendeu a profissão durante um treinamento do Senar Goiás, ressaltou que a confecção da sela americana é um trabalho artesanal e detalhista, que resgata a tradição da selaria na Bahia.
Com vista a formar profissionais habilitados em selaria e fomentar o empreendedorismo sobre o ofício de seleiro, tão importante para o desempenho das atividades pecuárias, o Senar Bahia vai inserir o treinamento em sua nova grade de cursos de Formação Profissional Rural (FPR).

Fonte: ASCOM Sistema Faeb/Senar

Oferecimento:

77 9 9926-6484 / 77 9 9979-1856