Mais de 3,9 milhões de toneladas de pluma de algodão serão colhidas nesta temporada no Brasil, de acordo com a estimativa da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). O aumento de 5,5% sobre a produção registrada no ciclo anterior, mostra que a cultura vem alcançando cada vez mais áreas no País, um crescimento alavancado pela adoção de tecnologias que vem proporcionando uma agricultura regenerativa e produtiva.
Esta é a avaliação feita pelo engenheiro agrônomo e especialista em fertilidade dos solos André Dias. Atuando na Vulcano Agrominerais, empresa responsável pela extração e produção do remineralizador de solo de mesmo nome, Dias destaca os resultados animadores observados com a aplicação do produto, escolhido por mais de 100 produtores e utilizado em mais de 8 mil hectares pelo Brasil.
“O aumento da produtividade e da qualidade da fibra é um dos resultados esperados com a aplicação do remineralizador no algodão, benefício que já observamos em outras 30 culturas”, destaca o especialista. Isso acontece por conta da ação rápida e eficaz do fertilizante natural, que altera as propriedades do solo de dentro para fora: “o produtor já observa resultados concretos na lavoura no primeiro ciclo de aplicação”.
Tecnologia sustentável
O remineralizador de solo é extraído de rochas silicáticas e se enquadra na categoria dos agrominerais, produtos que vem sendo utilizados na agricultura com o objetivo de torná-la ainda mais sustentável. No Brasil, o crescimento do uso deste tipo de insumo é observado desde 2022, como uma resposta à crise na importação de fertilizantes químicos e busca por alternativas.