07 jul de 2025
Brasil – Algodão – Tecnologia: Fertilizante natural pode impulsionar produtividade do algodão

Remineralizador atua ampliando as propriedades físico-químicas do solo, beneficiando o crescimento da planta 

Mais de 3,9 milhões de toneladas de pluma de algodão serão colhidas nesta temporada no Brasil, de acordo com a estimativa da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). O aumento de 5,5% sobre a produção registrada no ciclo anterior, mostra que a cultura vem alcançando cada vez mais áreas no País, um crescimento alavancado pela adoção de tecnologias que vem proporcionando uma agricultura regenerativa e produtiva.

Esta é a avaliação feita pelo engenheiro agrônomo e especialista em fertilidade dos solos André Dias. Atuando na Vulcano Agrominerais, empresa responsável pela extração e produção do remineralizador de solo de mesmo nome, Dias destaca os resultados animadores observados com a aplicação do produto, escolhido por mais de 100 produtores e utilizado em mais de 8 mil hectares pelo Brasil.

“O aumento da produtividade e da qualidade da fibra é um dos resultados esperados com a aplicação do remineralizador no algodão, benefício que já observamos em outras 30 culturas”, destaca o especialista. Isso acontece por conta da ação rápida e eficaz do fertilizante natural, que altera as propriedades do solo de dentro para fora: “o produtor já observa resultados concretos na lavoura no primeiro ciclo de aplicação”.

Tecnologia sustentável

O remineralizador de solo é extraído de rochas silicáticas e se enquadra na categoria dos agrominerais, produtos que vem sendo utilizados na agricultura com o objetivo de torná-la ainda mais sustentável. No Brasil, o crescimento do uso deste tipo de insumo é observado desde 2022, como uma resposta à crise na importação de fertilizantes químicos e busca por alternativas.

 

Remineralizador de solo é fertilizante natural (Fotos: Vulcano Agrominerais)

O País possui grande potencial para a exploração e uso de agrominerais, que ao serem aplicados no solo fornecem macro e micronutrientes às plantas de forma gradual e contínua. “A melhoria da fertilidade, estrutura e saúde do solo é indiscutível, assim como o estímulo ao melhor enraizamento, à atividade microbiana e retenção de água”, enfatiza André Dias.

Ainda de acordo com o especialista, o algodão é somente uma das culturas onde o remineralizador pode acarretar aumento da rentabilidade. A cana-de-açúcar, milho, café, soja, frutas em geral e até o eucalipto já demonstraram bons resultados pelo Brasil. “Na cana-de-açúcar, o crescimento em algumas áreas alcançou 16 toneladas e mais de R$3.000 de lucratividade por hectare”, afirma o engenheiro agrônomo.

A Vulcano Agrominerais

A Vulcano Agrominerais é a empresa responsável pela produção do Vulcano, o primeiro remineralizador de solos do norte e nordeste brasileiro, produzido na Bahia. O produto é registrado no Ministério da Agricultura e possui todas as certificações de qualidade, produzido a partir de rocha granulito. A empresa distribui o Vulcano com foco no atendimento da demanda nacional por sustentabilidade e uso de produtos naturais.

Fonte: Vulcano Agrominerais

Oferecimento:

77 9 9926-6484 / 77 9 9979-1856