Brasil – Arroz – Arroz/RS: Produtividade estimada ultrapassa 8500 kg/ha
A área cultivada para a Safra 2024/2025 é de 970.194 hectares. A produtividade está estimada pela Emater/RS-Ascar em 8.558 kg/ha.
Na região administrativa da Emater/RS-Ascar de Bagé, os trabalhos de manejo das restevas e o preparo antecipado para a próxima safra praticamente não evoluíram devido à sequência de dias chuvosos com expressivos volumes acumulados. Já as barragens na Fronteira Oeste estão em plena recuperação em função dos mais de 400 mm de chuvas em vários municípios em maio, incluindo Itaqui, onde choveu mais de 600 mm em diversas localidades.
Na de Pelotas, algumas lavouras estão prontas para a Safra 2025/2026, com nivelamentos realizados, taipas construídas e plantas de cobertura do solo implantadas, denominado de preparo antecipado. No período ideal de semeadura da safra, essas áreas são dessecadas e, logo em seguida, iniciados os plantios, agilizando o estabelecimento das lavouras.
Comercialização (saca de 50 quilos)
O valor médio, de acordo com o levantamento semanal de preços da Emater/RS-Ascar no Estado, reduziu 3,29%, quando comparado à semana anterior, passando de R$ 73,65 para R$ 71,23. Uma vez encerrada a safra, os produtores com melhores condições aguardam para realizar a comercialização dos grãos, pois nova queda de preços foi observada no período.
Confira o Informativo Conjuntural n° 1670 completo, clicando aqui!