27 mar de 2014
Brasil – Brasil é líder mundial em consumo de crack, representando 20% do mercado

Segundo estudo realizado pelo Inpad (Instituto Nacional de de Pesquisa de Políticas Públicas do Álcool e Outras Drogas), órgão da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), o Brasil é o país que mais consome crack no Mundo, sendo, também, o o segundo maior mercado de cocaína.

Conforme o estudo, nomeado Lenad – Levantamento Nacional de Álcool e Drogas -, o Brasil representa 20% do mercado mundial.
A cocaína “fumada” (mescla de crack e óxi) já foi utilizada ao menos uma vez por 2,6 milhões de brasileiros.

Ainda segundo as informações obtidas, um em cada 100 brasileiros fumou crack no último ano. “Nenhum outro país tem 1 milhão de consumidores de crack”, disse o psiquiatra Ronaldo Laranjeira, coordenador da pesquisa. Segundo Osmar Terra, o país já teria mais de 2 milhões de usuários de crack.

Ademais, 4% da população adulta já experimentou cocaína ao menos uma vez. O consumo é bastante disseminado, também, entre adolescentes. A forma de uso mais comum é a intranasal: “cheirada”.

O Sudeste detém o maior número de usuários de cocaína: 46% do total. Até 60% da cocaína produzida na Bolívia, um dos maiores produtores mundiais da droga, tem o Brasil como destino. O país deixou de ser um ponto de passagem para os Estados Unidos e a Europa, passando a ser o destinatário final para boa parte da produção.

Quais medidas podem ser tomadas para erradicar este mal? Qual é a sua opinião sobre a atuação dos governantes brasileiros no combate a tais epidemias? Manifeste sua opinião e contribua para a construção de um diálogo proveitoso e democrático.

Com informações do Uirrauna.net

77 9 9926-6484 / 77 9 9979-1856