06 dez de 2023
Brasil – Cacauicultura – Cacauicultura em alta – Senar Bahia intensifica ações destinadas à cadeia produtiva

O cacau está em alta na Bahia, tanto em preço quanto em produção e produtividade. A cultura, que já foi o principal produto agrícola e responsável pela economia de uma região inteira, vive novamente um bom momento, com ações voltadas para o fortalecimento do setor. Prova disso é que o estado foi o escolhido pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) para o lançamento dos Planos Inova Cacau 2030 e Floresta+Sustentável e o projeto Rural + Conectado, que aconteceu em Ilhéus, na região cacaueira. As iniciativas vão contribuir com a inclusão tecnológica, o desenvolvimento e a sustentabilidade da atividade agropecuária brasileira e local.

O Sistema Faeb/Senar esteve presente no lançamento e conferiu as ações que visam o fortalecimento desta cadeia produtiva. O Plano Inova Cacau 2030, com atuação do CocoaAction, pretende atuar promovendo o empreendedorismo e a eficiência produtiva nas propriedades de cacau, através do uso de tecnologias eficientes e de baixo impacto ambiental, a fim de tornar o Brasil referência em cacau sustentável.

Também com o intuito de impulsionar o desenvolvimento do setor de florestas plantadas no Brasil, foi criado o Plano de Ação para Recuperação e Manejo de Florestas, o Floresta+Sustentável. Já o projeto Rural+Conectado tem como objetivo melhorar a infraestrutura e ampliar o acesso à internet em povoados com baixa ou sem nenhuma conectividade.

De acordo com gerente do Senar Bahia, Gabriel Menezes, a soma dessas ações promete alavancar essa cadeia produtiva.  “Não poderiam escolher um cenário melhor que a Bahia, pois nosso modelo de cultivo já é sustentável. Poder ampliá-lo e torna-lo referência, exportando para outros lugares será muito importante, fazendo a conexão com as práticas ESG, mostrando a sustentabilidade do negócio, preocupados também com a questão social e de governança, nos torna um farol para as ações da cadeia”, avaliou.

Outras ações voltadas para a cacauicultura movimentaram a agenda do setor, a exemplo do Concurso Nacional de Cacau Especial do Brasil, evento que reuniu, em Ilhéus, vários atores da cadeia e premiou os três melhores cacaus do país nas categorias varietal e blend.

Em Igrapiúna, o Senar Bahia promoveu um Dia de Campo sobre Cacauicultura de Sucesso, na fazenda Santa Rosa. O evento, realizado em parceria com o Sindicato de Produtores Rurais de Ibirapitanga e Sebrae, contou com a participação de mais de 130 cacauicultores da região que foram em busca de conhecimento sobre fertilidade do solo e nutrição de cacaueiro, poda, beneficiamento, crédito e pragas.

Referência nacional, a cacauicultura baiana recebeu a visita do superintendente e do gerente da Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) de Rondônia, Elmerson Lira e Luís Maurício Leal, respectivamente. Eles foram recebidos pelo coordenador de Programas do Senar Bahia, Aloísio Júnior, e pelo diretor da Faeb, Venâncio Leal, que os apresentaram a algumas propriedades atendidas pela ATeG Cacau. O objetivo foi trocar informações sobre a atuação dos dois estados na cadeia do cacau, além de conhecer o trabalho dos técnicos de campo realizados nas propriedades e as perspectivas dos produtores acerca de mercado, produtividade, qualidade do cacau e chocolate.

“Há uma mobilização muito positiva na cacauicultura do País, com muitas entidades e muitas iniciativas para organizar a cadeia. A promoção e aprimoramento de ações sustentáveis refletem dentro da porteira com maior eficiência produtiva e perenidade do negócio, e fora, com ampliação de mercado e da reputação do cacau brasileiro. Bem escolhido o local para lançamento dos programas, devido à história da Bahia e de Ilhéus com o cacau, sobretudo no sistema cabruca, e principalmente, pelo potencial do estado (que é o maior produtor do país) em aumentar significantemente sua produção”, ponderou Aloísio.

Resultados – os avanços técnicos e gerenciais das propriedades assistidas pela Assistência Técnica e Gerencial – AteG Cacau, do Senar Bahia, foram apresentados por ele em reunião com o grupo técnico do CocoaAction. Além dos números, ele mostrou as ações na área de educação junto às comunidades.

Participaram do evento representantes de várias entidades públicas e privadas, como Ceplac, Embrapa, Senar ES, Senar RO, Centro de Inovação do Cacau – CIC, Mondelez, Cargill, Barry Callebaut, Ofi, AIPC, Nestlé, Instituto Arapyau e Imaflora.

Fonte: Sistema FAEB

Oferecimento:

77 9 9926-6484 / 77 9 9979-1856