07 fev de 2024
Brasil – Cacauicultura – Dengo apoia produtores de cacau na regeneração da natureza

Marca brasileira de chocolates vai ajudar pequenos produtores a monetizar práticas agrícolas positivas para o clima

A marca brasileira de cafés e chocolates Dengo iniciou uma parceria com a ReSeed, empresa de soluções de crédito de carbono baseadas na natureza. A partir da união, a empresa irá medir o carbono estocado nas fazendas de cacau e pagar aos produtores pelo serviço ambiental prestado ao preservar a natureza.

A indústria do chocolate historicamente não tem sido sustentável, nem equitativa. O chocolate ocupa o segundo lugar na lista dos alimentos com maior impacto ambiental, sendo a maior parte atribuída ao desmatamento. Entretanto, a maioria dos pequenos agricultores, responsáveis ​​por 75% do cacau mundial, vive no limiar da pobreza ou abaixo dele. A ReSeed e a Dengo farão parceria com pequenos agricultores para criar um fluxo de receitas adicional, créditos de carbono, que simultaneamente incentiva práticas agrícolas regenerativas ambientalmente benéficas.

dengo cacauO chocolate ocupa o segundo lugar na lista dos alimentos com maior impacto ambiental. | Foto: João Regis

Sob o nome Créditos para a Terra, a colaboração integra os produtores de cacau da Dengo no Brasil ao programa Farm Fresh Carbon Credit da ReSeed. A ação marca avanços significativos na agricultura sustentável e no impacto social para a indústria do cacau, ao mesmo tempo que proporciona às empresas novos caminhos para limpar as cadeias de abastecimento.

Benefícios

O emprego de técnicas de agricultura regenerativa no cultivo do cacau ajuda a evitar o desmatamento, aumenta a saúde do solo e o rendimento das colheitas, além de retirar carbono da atmosfera para armazená-lo no solo.

amêndoas de cacauAmêndoas de cacau. | Foto: Ana Lee | Divulgação Instituto Arapyaú

A venda de créditos de carbono tem o potencial de melhorar significativamente os meios de subsistência dos produtores de chocolate Dengo, com 50% das vendas de créditos de carbono indo diretamente para os agricultores e 30% para a assistência técnica destinada ao produtor rural. Os 20% restantes são repassados ao custo e manutenção da iniciativa.

À medida que mais créditos são negociados na região, não haverá mais necessidade de desmatamento adicional para gerar renda extra para pequenos agricultores e comunidades tradicionais.

Créditos de carbono

A ReSeed faz parceria com pequenos agricultores em todo o mundo, trazendo créditos de carbono diretamente dos agricultores para o mercado. Fundados em 2022, os créditos de carbono da ReSeed são créditos com rastreabilidade do início ao fim do ciclo de vida. A Dengo Chocolates, que tem foco especial no impacto social e na sustentabilidade, integrou até agora 75 agricultores ao Programa de Crédito de Carbono da ReSeed. Os agricultores poderão facilmente rastrear dados sobre o carbono coletado e armazenado no solo de suas terras, que a ReSeed transforma em créditos de carbono com dados auditáveis ​​e verificados por terceiros e imagens de satélite.

cacauA produção de cacau em agroflorestas é um exemplo de como produtos alimentícios podem ser cultivados de maneira regenerativa. Foto: Pixabay

Ao oferecer créditos de carbono para venda aos produtores de cacau, as duas empresas criam uma grande oportunidade para a indústria do cacau, combinando a redução de carbono com impacto social. Os créditos de carbono ReSeed criarão um novo fluxo de receitas para os agricultores de Dengo e monetizarão práticas agrícolas positivas para o clima. Os primeiros créditos de carbono associados aos produtores de cacau Dengo estarão disponíveis para venda no segundo semestre de 2024.

“Segundo estimativas, 70% dos 6.800 km² de plantações de cacau da região utilizam o sistema Cabruca, sistema agroflorestal em que os cacaueiros são cultivados à sombra da Mata Atlântica. Um estudo recente realizado pelo WRI, Instituto Arapyaú e Dengo mostra que um hectare de Cabruca remove quase duas vezes mais CO² da atmosfera do que um hectare convencional”, afirma Estevan Sartoreli, Co-CEO da Dengo. “Estamos orgulhosos da parceria com a ReSeed para direcionar capital adicional aos agricultores de Dengo pelos seus serviços ecossistêmicos.”

“Atualmente, menos de 1% dos créditos de carbono vendidos no mercado são provenientes da agricultura. Estamos entusiasmados com a parceria com os agricultores do Dengo para aumentar esse número”, disse Vasco, CEO e cofundador da ReSeed. “O mercado de carbono para pequenos produtores poderia ser o impulso necessário para catalisar os esforços de reflorestamento e preservação na floresta amazônica e na Mata Atlântica, ajudando a reduzir as taxas de desmatamento e ao mesmo tempo iniciando uma explosão de reflorestamento.”

chocolateDengo Chocolates. Foto: Livia Wu

A parceria significa uma visão compartilhada para um futuro mais sustentável e resiliente, onde a indústria do cacau desempenha um papel fundamental na promoção de mudanças ambientais e sociais positivas. Esta colaboração visa estabelecer um novo padrão para práticas empresariais responsáveis ​​nas indústrias agrícola e de chocolate.

Fonte: Ciclo Vivo

Oferecimento:

77 9 9926-6484 / 77 9 9979-1856