Brasil – Cacauicultura – Espírito Cacau comemora 10 anos e consolida presença da sua marca de chocolates no exterior
Com participação nas principais feiras de negócios, empresa capixaba leva sabor do seu chocolate 100% natural à diversos países e lança novos produtos de olho no mercado internacional
Este ano a Espírito Cacau consolidou sua presença no mercado internacional levando sua marca de chocolates 100% naturais para importantes feiras de alimentos na Europa, Ásia, Estados Unidos e Países Árabes. No início do ano a empresa participou da Gulfood e em setembro estreou na ISM Middle East, ambas em Dubai, região onde já está presente oferecendo produtos exclusivos com a marca Espírito Cacau para consumidores dos Emirados Árabes.
No início do ano a empesa desembarcou pela primeira vez na Sweets Snacks Chicago e na Summer Fancy Food Show, em Nova York, feiras que lhe abriram as portas para ingressar e conquistar novos clientes no mercado norte-americano e, em outubro, a esteve presente na C-PLPEX Macao, na China, na ANUGA, na Alemanha, e no Salon du Chocolat Paris, principal feira de chocolates do mundo.
“Além de fazermos 10 anos, este ano participamos de várias feiras no Brasil e exterior. Lançamos diversos produtos e fechamos novos negócios. Levamos toda nossa linha de chocolates para vários eventos e os que mais se destacaram foram o 70% Cacau, o 70% Cacau Zero Açúcar e o 85% Cacau, o que demonstra o interesse do mercado internacional pelo tipo de produto que fazemos, um chocolate de origem, natural, sem adição de produtos químicos e com altos teores de cacau”, explica Paulo Gonçalves, produtor da fruta em Linhares e diretor da Espírito Cacau.
Segundo o executivo, apesar das diferenças entre as regiões onde a marca esteve presente, o mercado internacional está buscando o mesmo tipo de produto pois o consumidor mundial quer alimentos cada vez mais saudáveis, com menos açúcar, menor teor de calorias, mais funcionais, com maior teor de antioxidantes e vitaminas e sustentáveis. “Não há muita diferença entre os consumidores dos países onde estivemos. Todos querem chocolates mais saborosos, naturais e capazes de proporcionar experiências diferenciadas com tipos de cacau cultivados em diferentes teroirs”, acrescenta.
Para participar das feiras internacionais, Gonçalves revela que tem apoio da APEX e que para ingressar nesses mercados faz parcerias com importadores, brokers e distribuidores. Ele conta que também teve que fazer pesquisas sobre esses mercados e desenvolver produtos diferentes como a linha de Tabletes Espírito Cacau 35g que foi lançada primeiro no mercado árabe e agora está sendo no Brasil.
A nova linha de Tabletes Espírito Cacau de 35g é composta pelos chocolates 44% Cacau ao Leite com Recheio de Castanha de Caju, 44% Cacau ao Leite com Recheio de Amendoim e 70% Cacau com Café, pelas versões 61% Cacau e 70% Cacau Zero Açucar e pelas barras de Chocolate Branco com Cranberry, Morango e Cookies. “Em 2024 queremos estar presentes novamente nessas feiras, estrear em novos mercados e fortalecer nossa marca no mercado brasileiro participando de eventos como a Anuga Select Brazil e a Naturantech, entre outros”, antecipa o fundador da empresa.
A linha de Tablete Espírito Cacau 35g e demais produtos da marca podem ser encontrados em supermercados, empórios, lojas especializadas e no e-commerce loja.espiritocacau.com.br.
SOBRE A ESPÍRITO CACAU
Fundado em 2013, o Grupo Espírito Cacau engloba duas fazendas e uma fábrica, ambas instaladas no Espírito Santo, tendo o controle de todo o processo de produção, desde o plantio até a fabricação de chocolates para os segmentos de varejo e food service.
A alta qualidade das amêndoas de cacau cultivadas nas fazendas São José e Ceará, localizadas à margem do Rio Doce, garantiu à Espírito Cacau o segundo lugar no Salão do Chocolate em Paris, maior vitrine gastronômica da linha gourmet e de origem e o reconhecimento como Cacau de Excelência pela International Cocoa Awards como um dos melhores da América do Sul. Além disso, a empresa faz parte dos 3,5% do mercado mundial de chocolates com origem única e gourmet.
Para atender o mercado internacional, principalmente os Países Árabes e os Estados Unidos, a empresa possui as certificações Halal e Kosher e o selo da SVB – Sociedade Vegetariana Brasileira.