15 maio de 2019
Brasil – Cafeicultura – Áreas de café de SP e MG enfrentam chuva e podem ter colheita interrompida

No Centro-Oeste e no Paraná, precipitações indicam boa safra de milho, mas podem piorar qualidade de café e algodão e diminuir a concentração de açúcar na laranja

Pryscilla Paiva, editora de Tempo do Canal Rural

Praticamente um mês depois da última grande chuva, a precipitação generalizada retorna ao Sudeste e Centro-Oeste nesta semana. O acumulado oscila entre 50 e 70 milímetros no norte de São Paulo, Cerrado de Minas Gerais, Triângulo Mineiro e Zona da Mata mineira; no Espírito Santo, varia entre 70 e 100 milímetros. Essas pancadas vão atrapalhar os trabalhos de campo e principalmente a secagem dos grãos de café.

Já no sudeste de Goiás, o acumulado varia entre 30 e 50 milímetros. A chuva também alcançará boa parte do Norte e do Nordeste, com acumulado acima de 70 milímetros no norte do Tocantins, leste do Pará e sudoeste do Maranhão. também pode cair pelo menos 30 milímetros no noroeste da Bahia,podendo atrapalhar o algodão que vai ser colhido em junho e não tolera muita umidade no fim da safra.

A precipitação que vem sendo registrado no Centro-Oeste e no Paraná corrobora com a sensação de uma boa safra de milho, mas pode piorar a qualidade de café e algodão e diminuir a concentração de açúcar na laranja.

Cana-de-açúcar

Na cana-de-açúcar, além de uma possível diminuição da concentração de açúcar, há potencial para paralisação das atividades de colheita nos próximos dias, já que a chuva somente deverá diminuir a partir do próximo domingo, dia 19. Além da chuva, esperam-se ventos moderados e frios do quadrante sul em boa parte do país, com rajadas que podem derrubar grãos maduros de café no sul de Minas Gerais a partir da noite desta quarta-feira, dia 15.

Entre 20 e 28 de maio, a chuva voltará a cair mais ao sul, desde o Rio Grande do Sul até São Paulo e Mato Grosso do Sul. Após início de outono bem mais quente que o normal, a temperatura finalmente diminui no Centro-Sul do Brasil. Não há expectativa de situações extremas, como queda de geada, já que a semana, além de fria, será úmida.

A menor temperatura prevista oscila em torno de 5°C no sul gaúcho e em áreas mais elevadas do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina entre terça, dia 21, e quarta-feira, dia 22. De forma geral, o frio prossegue até o fim da primeira semana de junho, mas a maior parte das simulações não indica mínimas extremamente baixas.

 

Fonte: Canal Rural

 

Oferecimento:

77 9 9926-6484 / 77 9 9979-1856