11 mar de 2022
Brasil – Cafeicultura – Comercialização de café da safra 2021/22 avança para 89%

A comercialização da safra brasileira de café de 2021/22 até o último dia 10 de março atingia 89% da produção, contra 86% do mês anterior. O dado faz parte de levantamento mensal da Safras & Mercado. O percentual de vendas é superior a igual período do ano passado, quando girava em torno de 87% da safra. O fluxo de vendas também está bem acima da média dos últimos anos para o período (85%).

Assim, já foram negociadas 50,44 milhões de sacas de uma produção estimada em 2021/22 por SAFRAS & Mercado de 56,5 milhões de sacas.

Segundo o consultor da Safras, Gil Barabach, o realinhamento negativo na curva de preços junto à maior volatilidade dos mercados com o conflito no Leste da Europa trouxe um pouco mais de interesse do lado da venda. “Porém, esse interesse não se traduziu em volume de negócios. E assim, as vendas da safra atual seguem em ritmo compassado, típico de um período de entressafra”, comenta.

Barabach diz que é verdade que a queda nos preços trouxe mais desconfiança do produtor em relação ao mercado. “Cresce a percepção que o pico de mercado já ficou para trás. Essa visão é reforçada diante da proximidade da safra nova. Mesmo assim, o produtor continua na defensiva, alongando posições e sem mostrar afobação”, pontua.

A menor disponibilidade física, por conta da quebra da safra brasileira de café em 2021, contribui para o andamento mais lento das vendas nessa reta final de temporada comercial, avalia.

O comprador também não mostra grande agressividade, aborda o consultor. “A maior preocupação entre os exportadores é ajustar o fluxo de embarques, atrasado por conta do gargalo logístico gerado pela pandemia. A grande maioria só deve conseguir reorganizar os embarques da atual temporada em junho e julho, ou seja, já dentro da nova temporada comercial”, diz Barabach.

Percebe-se nas últimas semanas uma aceleração no movimento desses cafés em direção aos portos, o que deve esvaziar um pouco os armazéns e ajudar a manter o ritmo de embarques do Brasil nesses últimos meses da temporada, estima Barabach. “Com isso, podemos ter uma melhor noção sobre o potencial estoques de passagem da safra 2021/22, que promete ser bem baixo. Já esse fluxo atrasado deve mexer com as posições dos compradores com a safra brasileira 2022 do Brasil, pelo menos no início da nova temporada. Existe a expectativa do comprador encurtar um pouco suas posições. Os preços altos do café justificam essa postura”, conclui.

A comercialização de café arábica chega a 87% da safra 2021, ligeiramente acima de igual período do ano passado quando alcançava 86% e superior à média de 5 anos para período (83%). Já as vendas de conilon alcançavam 94% da safra 2021, contra 91% vendido em igual época do ano passado e 89% na média dos últimos cinco anos para o período.

Fonte: Canal Rural

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