20 jul de 2021
Brasil – Clima – Geada e sensação térmica de – 4°C são esperadas nesta semana no Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba

Para a terça-feira (20), dia em que é esperada a menor temperatura da semana na região, a previsão é de 100% de chances de geada e sensação térmica próxima a 0°C, conforme o geógrafo William Borges.

A chegada de uma massa de ar polar e seco, prevista para o Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, deve derrubar as temperaturas nos próximos 2 dias. Para a terça-feira (20), dia em que é esperada a menor temperatura da semana na região, a previsão é de 100% de chances de geada e sensação térmica próxima a 0°C, conforme o geógrafo William Borges.

O especialista também informou que, apesar desta anomalia climática — fenômeno registrado quando as temperaturas fogem da média —, não há previsão de que a terça-feira seja mais fria do que o dia 30 de julho, data que foi apontada como a mais gelada de 2021.

“Após a passagem da frente fria, que chegou à região no domingo, vem a massa de ar seco polar, que vai afetar todo o Centro-Sul do Brasil. Por isso, são esperadas temperaturas baixas até quarta-feira”, relatou Borges.

A cidade onde o maior frio é esperado, de acordo com o geógrafo, é Patrocínio, onde a sensação térmica pode chegar a – 4°C. Uberlândia e Uberaba (veja vídeo abaixo) também devem apresentar temperaturas aparentes baixas; na zona rural a previsão é de 0°C a 2°C, já na cidade a população pode esperar de 2°C a 4°C.

“Sensação térmica não é a temperatura registrada na cidade, mas sim aquela que nós sentimos. Os termômetros da região devem variar entre 10°C e 30°C”, explicou Borges.

Seca no Triângulo e Alto Paranaíba

Para esta semana, não há previsões de chuva para as regiões. Borges apontou que cidades como Uberlândia, Uberaba, Patrocínio e Patos de Minas, já completam mais de 1 mês sem chuvas. Veja placar acima.

A umidade, durante o período da tarde nesta semana, deve continuar em estado de alerta, abaixo dos 30%. Pela manhã, a taxa esperada é de 65%.

O tempo seco aumenta a probabilidade do desenvolvimento de doenças como sinusite, amigdalite, otite e infecções de garganta. Por isso, a orientação é que a população beba bastante água e evite fazer atividades físicas durante o período da tarde.

Fonte: Revista da Cafeicultura

Oferecimento:

77 9 9926-6484 / 77 9 9979-1856