15 abr de 2024
Brasil – Dia Nacional da Conservação do Solo (15/4)

Culturas de rotação podem contribuir para recuperação e enriquecimento do solo

15 de Abril de 2024 – Hoje é comemorado o Dia Nacional da Conservação do Solo, uma data emblemática que ressalta a importância vital de preservar e enriquecer a superfície agrícola. Criada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) em 1989, por meio do decreto de lei nº 7.876, a celebração destaca não apenas a relevância ambiental, mas também a conexão entre a saúde do solo e a eficiência na produção de alimentos.

Conservar o solo é fundamental para a manutenção da fertilidade, garantindo a disponibilidade de nutrientes necessários para o crescimento da plantação, para aumentar a retenção de água, reduzir a erosão e potencializar o controle de pragas e doenças, além de ser essencial para garantir a sustentabilidade das práticas agrícolas e promover a sustentabilidade econômica dos produtores.

A degradação do solo pode resultar em perda de fertilidade. Estima-se que a erosão pode causar a perda de até 50% da produtividade e dos nutrientes necessários para o crescimento das culturas e que a cada 1% de matéria orgânica no solo, a capacidade de retenção de água aumenta em até 25.000 litros por hectare.

A rotação de culturas e o manejo adequado de terra podem proporcionar maior fertilidade e, consequentemente, melhor produção com menor custo. Um bom exemplo é o cultivo do amendoim, muito usado na rotação da cana-de-açúcar. O cultivo dessa leguminosa contribui não apenas para a conservação e recuperação do solo, mas também na luta contra pragas e plantas daninhas, impulsionando a produtividade de forma sustentável. Rico em nitrogênio e outros nutrientes essenciais, o grão do amendoim oferece uma solução eficaz para a redução da infestação de nematoides, contribuindo para evitar a sua proliferação, que pode representar perdas de até 50% na produção do canavial.

De acordo com Ilton Toshio Nomura, diretor industrial da CRAS Agro, é necessário considerar o retorno sobre o investimento. “O cultivo do amendoim é uma solução inteligente na reforma do canavial, oferecendo ainda oportunidades de retorno econômico adicional ao produtor, em uma parceria agrícola, comparando com outras culturas como soja e milho”.

Ilton Toshio Nomura, diretor industrial da CRAS Agro (à direita) com Rodrigo Chitarelli, diretor presidente da CRAS Brasil (à esquerda)

Para contribuir com a rotação da cana-de-açúcar, a CRAS Brasil, em conjunto com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA) e o Instituto Agronômico (IAC) de Campinas, disponibilizam ao produtor novas variedades e linhagens de sementes, que exigem menor ciclo de maturação das vagens e menos tempo de cultivo, ideal para o produtor realizar a rotação e renovação da área. O IAC, por exemplo, possui a IAC OL 3 e a IAC OL 5, duas cultivares de amendoim que apresentam ciclo entre 125 e 130 dias e grãos “alto oleicos” com 70 a 80% de ácido oleico. Já a Embrapa está na fase de lançamento da BRS 427 OL, que traz ciclo em torno de 130 dias, com um elevado teto produtivo e potencial para 7.500 kg ha-1.

+++

Sobre a CRAS Brasil

Fundada em 2011, a CRAS BRASIL atua na originação, industrialização e comercialização de commodities agrícolas: agronegócio (processamento de amendoim), madeiras beneficiadas e certificadas e trading (soja, milho, glicerina). Atualmente, possui quatro unidades de negócios: CRAS Agro, CRAS Madeira, CRAS Energia e CRAS Trading.

A CRAS Agro é líder brasileira na exportação de óleo de amendoim e possui destacada participação na venda de farelo de amendoim para nutrição animal no mercado interno, além de atuar com farelo e óleo de soja. A CRAS Madeira opera com madeiras provenientes de manejo sustentável e certificadas FSC®, exportando e comercializando no varejo nacional diversas espécies, como: Ipê, Garapa, Tauari, Itaúba, Jatobá, Maçaranduba. A CRAS Brasil ainda possui unidades de energia e venda de glicerina bruta, refinada e sebo bovino.

Sua matriz está localizada em Petrópolis (RJ) e possui empresas nas cidades de São Paulo (SP), Itaju (SP), Belém (PA), Cascavel (PR), Rio Verde (GO), Pequim (China) e Miami (FL, EUA). A loja da CRAS Madeira voltada para o varejo e o centro de distribuição nacional estão localizados em Itaipava (RJ).

Fonte: Ascom CRAS Brasil

Oferecimento:

77 9 9926-6484 / 77 9 9979-1856