03 jul de 2025
Brasil – FMC reforça legado e apresenta inovações para a cotonicultura no Dia do Algodão – AGOPA

Fortalecendo o setor com inovação e compromisso, companhia destaca soluções exclusivas para o manejo de pragas e doenças

Nesta sexta-feira (4), a FMC, empresa de ciências para agricultura e referência histórica no setor algodoeiro brasileiro, marca presença no Dia do Algodão – AGOPA, realizado em Montividiu (GO), com um estande dedicado à inovação, relacionamento e troca de conhecimento. Durante o evento, a companhia apresenta ao público suas mais recentes soluções para a cultura, como Azugro®, Onsuva®, Premio® Star e Provilar®, que combinam alta performance e eficiência no manejo das principais pragas e doenças do algodão e reafirmam o protagonismo da companhia na cotonicultura.

À base da molécula Isoflex® active, o Azugro® possui um mecanismo de ação com inibição da síntese da DOXP (deoxyxylulose-5phosphate synthase) e alta seletividade, o que contribui para mais produtividade, e um controle superior de plantas daninhas resistentes como azevém (Lolium multifloru), capim-colchão (Digitaria sanguinalis), capim pé-de-galinha (Eleusine indica), capim-marmelada (Brachiaria plantaginea), trapoeraba (Commelina ssp. L.) e algumas importantes folhas largas.

Outra destaque é o fungicida Onsuva®, produto formulado com uma carboxamida inédita, o fluindapir, e um triazol, referência na cotonicultura, o difenoconazole e é indicado para o controle das manchas Ramulária (Ramulariopsis pseudoglycines), Ramulose (Colletotrichum gossypii) e Alternaria (Alternaria alternata).

No portfólio de inseticidas, o inovador Premio® Star tem duplo modo de ação, amplo espectro de controle, efeito de choque e longo residual, menor lavagem pela chuva, otimização operacional e tem como referência o lagarticida Rynaxypir, um potente inseticida, para alta performance em lagartas. Essa tecnologia exclusiva controla simultaneamente insetos mastigadores e sugadores, sendo 50 alvos biológicos em mais de 50 culturas, como bicudo-do-algodoeiro (Anthonomus grandis), Lagarta-militar (Spodoptera frugiperda), Lagarta helicoverpa (Helicoverpa armigera), entre outras.

No portfólio de biológicos, o destaque será o biofungicida Provilar®, que possui triplo modo de ação – antibiose, competição e indução sistêmica de resistência e é indicado para o manejo de diversas doenças, como mancha-alvo (Corynespora cassiicola) e septoriose (Septoria lycopersici).

Além das inovações, a FMC participa de um momento especial de atualização de tecnologias com a apresentação da especialista Laisa Gonçalves durante o painel Mercado Agrícola em 2025 e 206: Fundamentos e Expectativas, na Estação 3. A equipe comercial da companhia também receberá o público no estande para tirar dúvidas, compartilhar experiências e reforçar parcerias.

Mais do que presença, a participação da FMC no Dia do Algodão – AGOPA reafirma sua profunda conexão e protagonismo com a cotonicultura. A história da empresa se confunde com a evolução do setor no Brasil. Há 27 anos, a companhia promove o Clube da Fibra, tradicional encontro que reúne os principais nomes da cadeia produtiva do algodão, soja e milho para discutir temas estratégicos, tendências e tecnologias. Foi em uma edição do Clube da Fibra, em 1998, que nasceu a Abrapa (Associação Brasileira dos Produtores de Algodão) — marco histórico que simboliza o protagonismo da FMC no fomento ao setor.

Ao longo dessas décadas, a FMC também construiu iniciativas como o Prima Classe, programa de relacionamento criado há 26 anos, que oferece benefícios personalizados a clientes; o Mulheres de Fibra, lançado em 2004, voltado às empresárias da cotonicultura, com foco em liderança, gestão e valorização do papel feminino na atividade; e o Tour Gigantes do Algodão, que há 10 anos percorre as principais regiões produtoras do Brasil, promovendo encontros técnicos com foco em manejo e novas tecnologias. Em 2020, a série “Colhendo Histórias” foi lançada no canal da FMC no YouTube, com o objetivo de preservar a memória e o legado de famílias que ajudaram a construir a cotonicultura nacional.

Fábio Lemos, gerente da cultura de algodão da FMC.

“A história da FMC se confunde com a do algodão brasileiro. Temos uma conexão genuína com essa cultura, que vai além da tecnologia — é construída com paixão, parceria e respeito a quem faz o campo acontecer. Estar ao lado de líderes como o Haroldo Cunha, uma referência para o setor e parceiro de longa data, é motivo de orgulho. Juntos, seguimos fortalecendo a cotonicultura nacional com inovação e compromisso. É esse tipo de colaboração, baseada em confiança e visão de futuro, que mantém a FMC na liderança do setor e impulsiona o sucesso de milhares de produtores”, destaca Fábio Lemos, gerente da cultura de algodão da FMC.

Serviço:

Dia do Algodão – AGOPA

Data: sexta-feira, 4 de julho

Local: Instituto Goiano de Agricultura (IGA)

Endereço: Rodovia GO-174, Km-45 a direita 3,5km, Zona Rural – Montividiu/GO

Sobre a FMC

A FMC Corporation é uma empresa global de ciências agrícolas dedicada a auxiliar produtores rurais na produção de alimentos, rações, fibras e combustíveis para uma população mundial em expansão, adaptando-se a um ambiente em constante mudança. As soluções inovadoras de proteção de cultivos da FMC – incluindo produtos biológicos, nutrição de cultivos, agricultura digital e de precisão – permitem que produtores e consultores agrícolas enfrentem seus maiores desafios econômicos, protegendo o meio ambiente. A FMC está comprometida em descobrir novos ingredientes ativos de herbicidas, inseticidas e fungicidas, formulações de produtos e tecnologias pioneiras que sejam consistentemente melhores para o planeta. Visite fmc.com para saber mais e siga-nos no LinkedIn®.

FMC e o logotipo da FMC, assim como Azugro®, Onsuva®, Provilar®, Premio® Star, são marcas comerciais da FMC Corporation ou afiliada. Produtos de uso agrícola. Consulte sempre um engenheiro agrônomo. Sempre leia o rótulo e siga todas as instruções, restrições e precauções de uso do produto.

Fonte: FMC

Oferecimento:

77 9 9926-6484 / 77 9 9979-1856