11 dez de 2018
Brasil – Fruticultura – Sensor para avaliação da nutrição da videira foi a solução premiada no hackathon INOVA.FARM

“Estamos muito orgulhosos por esse resultado. Foi um trabalho árduo, de 52 horas praticamente sem dormir. Uma experiência incrível e muito agregadora para todos nós”. Emocionado, declarou um dos integrantes da equipe Produs, vencedora da maratona tecnológica INOVA.FARM, o engenheiro de produção, Paulo Hugo Nascimento, durante a premiação. Também fizeram parte da equipe, Valter Salvador, engenheiro mecatrônico; Ellen Fiscina, engenheira da computação; e Leonardo Santos, cientista da computação, esses dois últimos são de Petrolina e os demais de Salvador. O hackathon aconteceu no Centro de Excelência em Fruticultura do Sistema CNA/Senar, em Juazeiro, Vale do São Francisco.

Para não parar a produção, os participantes ficaram instalados no próprio Centro de Excelência, durante as 52 horas de maratona. No total, dez equipes concorriam ao prêmio inicialmente. No terceiro e último dia do evento, após passarem pelo pitch, uma apresentação sumária da solução criada para uma banca técnica, seis equipes foram selecionadas para a grande final. Os jurados avaliaram critérios como criatividade e funcionalidade do produto. Na final cada equipe apresentou a tecnologia criada para três produtores rurais da região do Vale do São Francisco. Os produtos precisavam solucionar o problema de monitoramento de plantas num pomar e daí surgiram armadilhas para mosca das frutas, sistemas de irrigação automatizadas, entre outros.

O evento reuniu programadores, desenvolvedores, profissionais de tecnologia e ligados ao agro, engenheiros, entre outros. Durante todo o processo de criação, os participantes de todas as equipes tiveram a orientação de mentores, profissionais especialistas de diversas áreas, alguns deles com vasta experiência na participação deste tipo de evento, onde nascem diversas startups em todo o País.

Ao final da avaliação de cada solução, o anúncio da equipe Produs como vencedora, com a criação do Sensor de performance de nutrição e estresse de folhas de videira. O objetivo do produto, avaliado de custo competitivo e perfeitamente funcional pelos produtores, de acordo com a equipe, é possibilitar o acompanhamento contínuo, de fácil acesso, da composição nutricional de folhas de videira a fim orientar uma gestão eficiente de recursos e materiais para controle da produção. Os vencedores levaram para casa uma impressora 3D e vão receber todo o apoio técnico para desenvolvimento da solução criada.

O evento foi uma iniciativa do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), em parceria com a Agência Nacional de Promoção da Excelência do Software Brasileiro (Softex), apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).

“Essa é a primeira de várias maratonas que pretendemos realizar aqui na Bahia. Acreditamos que parte dessa estratégia de inovação e geração de tecnologia para o Agro, passa por eventos como esse”, ressaltou o vice-presidente Administrativo Financeiro do Sistema Faeb/Senar, Guilherme Moura.

De acordo com o coordenador de Inovação do Senar, Paulo Sérgio Araújo, a ação vai possibilitar aproximar os produtores rurais de iniciativas tecnológicas voltadas para o agronegócio.

“Essa ação será possível por meio das conexões da comunidade local que fazem parte do ecossistema onde estão envolvidos, além dos produtores rurais, universidades, fornecedores, sindicatos, startups, aceleradoras de empresas e o próprio Sistema CNA”, destacou o coordenador.

A maratona foi uma das ações que integra a Rede de Inovação para Agricultura e Pecuária – RIAP, que está sendo implantada pelo Senar Central em parceria com a Softex. Trata-se de rede nacional com a presença global de tecnologia para o campo e visa identificar e resolver localmente os problemas apontados pelo produtor rural.

Além da diretora do Centro de Excelência, Mônica Ishikawa, que fez parte da organização do evento, com toda a equipe do Centro, também estiveram presentes Carlos Cointeiro, do Sebrae; produtores rurais; representantes da Embrapa, professores universitários da região, apoio do Corpo de Bombeiros da 74 CIPM Rural (Companhia Independente de Polícia Militar Rural da Bahia), Univasf, Uneb e Banco do Brasil.

Fonte: Ascom Sistema Faeb

 

Oferecimento:

77 9 9926-6484 / 77 9 9979-1856