11 abr de 2022
Brasil – Grãos – Paranaguá vê queda na exportação de granéis no 2º tri com menor oferta de soja

Os terminais que operam no Porto de Paranaguá (PR) esperam carregar 6,57 milhões de toneladas de granéis sólidos agrícolas no segundo trimestre, queda de 1 milhão de toneladas ante o mesmo período do ano passado, principalmente pela menor oferta de soja após a quebra de safra no país, disse a administração portuária na sexta-feira.

De soja em grão, as empresas que atuam em Paranaguá pretendem embarcar pouco mais de 2,98 milhão de toneladas. De farelo de soja, espera-se cerca de 1,5 milhão de toneladas no segundo trimestre.

“A quebra na produção, devido às condições climáticas adversas na lavoura durante o desenvolvimento da soja, fez com que os terminais reduzissem a expectativa de movimentação do produto”, disse o diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia, em nota.

A previsão do porto é embarcar 2,19 milhões de toneladas por mês em média, de soja, farelos, açúcar e milho, segundo comunicado.

Os volumes de milho e açúcar aguardados para os próximos três meses devem evitar um recuo maior nos embarques de granéis.

Enquanto de abril a junho de 2021 não houve milho exportado pelo porto paranaense, neste ano os operadores devem embarcar 980 mil toneladas do produto, afirmou o porto.

“A expectativa para o período é de alta, também para os volumes embarcados de açúcar a granel”, afirmou Garcia.

De acordo com ele, a alta esperada no açúcar é de quase 8%. No segundo trimestre de 2021, o porto exportou pouco mais de 1 milhão de toneladas do produto.

A exportação de granéis sólidos pelo Porto de Paranaguá no primeiro trimestre teve acréscimo de 12,3% em relação ao mesmo período do ano passado.

De janeiro a março, a exportação somou 5,7 milhões de toneladas de soja, farelo, açúcar e milho.

“A alta na movimentação neste primeiro trimestre foi puxada, principalmente, pela exportação de soja em grão e farelo”, explicou.

No ano passado, o país começou a temporada com menores estoques de soja da safra anterior, diferentemente de 2022, quando os embarques puderam ser maiores inicialmente com o uso de produto colhido em 2021 e uma colheita mais antecipada.

Fonte: Reuters

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