28 maio de 2025
Brasil – GreenLight Biosciences reforça compromisso de longo prazo com o agro brasileiro em primeiro evento após chegada ao país

Companhia reuniu cerca de 60 profissionais de instituições e empresas, em encontro técnico sobre uso de RNA na agricultura, em Cuiabá (MT)

A GreenLight Biosciences, empresa de biotecnologia pioneira em soluções baseadas em RNA para a agricultura, reforçou o compromisso com o Brasil em seu primeiro evento, o “Conexões que transformam: RNAi e o futuro da agricultura”, que reuniu em Cuiabá (MT) cerca de 60 pesquisadores, consultores, revendedores, distribuidores e produtores rurais, além de representantes de instituições públicas e fundações de apoio à ciência.

“A Greenlight Biosciences está muito animada em expandir sua presença no Brasil, um dos mercados agrícolas mais importantes do mundo”, afirmou o CEO, Andrey Zarur. “Nosso trabalho é oferecer soluções baseadas na biologia, que sejam eficazes e trabalhem junto com os agricultores para proteger o nosso suprimento de alimentos e respeitar o meio ambiente, a biodiversidade e, é claro, a saúde. O RNA tem se mostrado uma tecnologia eficaz para proteção de lavouras, além de ser muito seguro e específico.”

Doutor em biomedicina e engenharia química pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT), Zarur fundou a GreenLight Biosciences em 2008. Ele destacou que a capacidade de proteger lavouras brasileiras de forma sustentável é fundamental para preservar o equilíbrio do planeta. “Estamos comprometidos em trazer ao Brasil tecnologias que atendam diretamente às necessidades dos agricultores. Estamos continuamente desenvolvendo soluções para o controle de pragas e temos um compromisso de longo prazo com o Brasil”.

Cristina Cassis, responsável pelas relações públicas da GreenLight Biosciences no Brasil, avaliou positivamente o encontro realizado em Cuiabá. “Com nossa equipe global e regional, estamos reforçando nosso compromisso de longo prazo com o agronegócio brasileiro. Este é um primeiro, mas importantíssimo passo, para nos estabelecer e nos consolidar no país.”

Tecnologia exclusiva e pioneira

O evento também contou com a participação de Jacob DeGuire, vice-presidente de pessoas e operações da GreenLight Biosciences. Ele apresentou a trajetória da empresa, marcada por atuação integrada em pesquisa, desenvolvimento e produção – o que têm permitido acelerar a entrega de soluções inovadoras, algo que resultou na criação de uma nova categoria no Insecticide Resistance Action Committee (IRAC).

“Estamos enfrentando uma nova era na agricultura, e o RNA é uma das poucas tecnologias capazes de responder aos desafios atuais”, afirmou DeGuire. “A GreenLight Biosciences nasceu com a missão de transformar a forma como protegemos as lavouras. Construímos uma plataforma própria – do laboratório ao campo. Nosso processo de fabricação patenteado permite lançar produtos à base de RNA de forma eficaz e com um custo viável para o mercado.”

Essa tecnologia pioneira oferece uma série de vantagens. Entre elas, o doutor em biologia molecular Ken Narva, líder na descoberta de inseticidas e pesquisador da GreenLight Biosciences, salientou que o RNAi (interferência de ácido ribonucleico) “atua de forma extremamente específica, afetando apenas o organismo-alvo, sem prejudicar insetos benéficos ou o meio ambiente”. Ademais, enfatizou que a molécula conta com rápida degradação: “o RNA se quebra naturalmente em poucos dias, deixando resíduos praticamente nulos nos alimentos”. Por atuar apenas sobre genes específicos, os produtos baseados em RNAi desenvolvidos pela GreenLight Biosciences são seguros para humanos, animais e plantas, representando uma solução sustentável e inovadora o manejo das lavouras.

Solução para o campo brasileiro

“Nosso objetivo é trazer uma nova geração de soluções biológicas ao campo, e já estamos em fase avançada de testes em diferentes regiões do mundo, incluindo as Américas e a Europa”, afirmou Giuvan Lenz, diretor de desenvolvimento de produtos da GreenLight Biosciences na América do Sul. “A estabilidade da nossa formulação de RNA é um diferencial-chave. Nossa equipe de formulação conseguiu alcançar dois anos de estabilidade sem a necessidade de refrigeração, o que representa um grande avanço, considerando que muitos produtos biológicos exigem cadeia fria.”

No Brasil, a empresa já está trabalhando para submeter seus primeiros produtos para registro e apresentou pedidos de autorização de uso experimental para testar diversos outros ingredientes ativos. Segundo Lenz, que é mestre em fitopatologia, as próximas soluções em desenvolvimento devem abranger culturas importantes como como hortaliças, uvas, citros, café, trigo, algodão e soja. “Estamos falando de produtos multicultura, com potencial de atuação em diferentes pragas, e com alto padrão de eficiência”, apontou. A validação científica tem ocorrido em parceria com instituições locais e os resultados mostraram-se promissores em comparação com os padrões convencionais do mercado.

Enquanto isso, já há um produto da companhia disponível para os agricultores brasileiros. Trata-se de Fortivance™, uma solução que melhora o desempenho de inseticidas com uma formulação exclusiva derivada da tecnologia utilizada em produtos à base de RNA. Ele atua melhorando a absorção e reduzindo a degradação das moléculas aplicadas no intestino médio dos insetos. Ainda, aumenta a eficiência dos defensivos ao regular o pH no intestino de insetos, como os da ordem Lepidoptera – bastante comuns no Brasil – tornando o ambiente mais ácido e ideal para a ação inseticida. Biodegradável e sem registro de fitotoxicidade nas culturas e situações testadas, este produto apresenta alta compatibilidade em misturas de tanque.

“Fortivance™ tem muito potencial para ajudar a agricultura brasileira”, afirma Areadne Zorzetto, diretora de marketing e vendas da GreenLight Biosciences na América do Sul, destacando a comercialização de mais de 1 milhão de litros em sua estreia no país. Os resultados a campo já aparecem. “Combinado a inseticidas, Fortivance™ entrega até 25% mais proteção no campo”, relata a profissional. “É um recurso que melhora a eficácia, amplia a janela de aplicação e reduz o número de pulverizações.”

GreenLight Biosciences

A GreenLight Biosciences pesquisa, desenvolve e comercializa soluções sustentáveis, eficazes e fáceis de usar para agricultores em todo o mundo, contribuindo para uma produção de alimentos mais resiliente. Como líder em RNA para agricultura, a empresa oferece soluções que combatem os principais desafios dos agricultores em inseticidas, fungicidas e herbicidas. Inúmeras patentes protegem a plataforma da empresa, que possui sede global em Medford (EUA), fábrica em Rochester (EUA). No Brasil, a empresa se estabeleceu em Piracicaba (SP) – onde também ficarão centralizados os negócios para a América Latina. O anúncio de chegada da empresa ao país aconteceu no fim de março, quando a GreenLight Biosciences foi apoiada por investimento estratégico de aproximadamente R$ 140 milhões da Just Climate, empresa de investimentos com foco em soluções para setores de elevada emissão de gases de efeito estufa.

Fonte GreenLight Biosciences

Oferecimento:

77 9 9926-6484 / 77 9 9979-1856