10 jul de 2025
Brasil – Irrigação – Irrigação por gotejamento impulsiona a produção de uvas finas no Espírito Santo do Pinhal

A vitivinicultura no interior paulista vive um novo momento. Na região de Espírito Santo do Pinhal, conhecida pela tradição cafeeira, o cultivo de uvas finas para vinhos tem ganhado cada vez mais espaço e a tecnologia de irrigação por gotejamento tem sido uma grande aliada nesse processo.

A Fazenda Santana, por exemplo, investiu num sistema de irrigação por gotejamento associado à fertirrigação e tem notado a diferença na produção da variedade Syrah para vinhos tintos. O sistema foi instalado em setembro de 2023 e o modelo adotado na fazenda utiliza o Dripnet, gotejador de parede grossa e alto compensado da Netafim, empresa pioneira e líder no mercado de irrigação por gotejamento, que garante precisão no uso da água e dos insumos. O projeto também contempla a fertirrigação — técnica que permite ao produtor aplicar nutrientes e defensivos diretamente nas raízes, via sistema de irrigação. “Com a fertirrigação você consegue aplicar todos esses produtos diretamente nas raízes das plantas”, reforça a consultora.

“Na região de Espírito Santo do Pinhal, a produção de uvas finas, uvas para vinhos, está crescendo cada vez mais. Estão aumentando os números de vinícolas. A região é muito propícia para a produção desse tipo de cultura”, explica Stéphanie Colomban, consultora técnica comercial da Bolsa Irriga, distribuidor parceiro da Netafim.

Além da fertirrigação, os viticultores da região adotam outra estratégia tecnológica que contribui para a qualidade da produção: a dupla poda. “Essa tecnologia permite para os produtores que a colheita seja feita no período de inverno, ou seja, em meados de agosto. Após a colheita, é feita a poda de brotação e, em janeiro, a segunda poda, que seria a poda de produção, para que a colheita seja feita em junho”, explica Breno Martinatti, também consultor da Bolsa Irriga.

Na prática, os resultados já aparecem no campo. Fernando, responsável pelo vinhedo da Fazenda Santana, destaca como a tecnologia trouxe mais autonomia para o manejo. “A tecnologia é tão eficiente que facilitou muito para nós aqui o manejo da irrigação e da fertirrigação e eu consigo tocar esse manejo no vinhedo sozinho”, afirma.

A combinação entre inovação e manejo técnico está ajudando a consolidar Espírito Santo do Pinhal como uma nova referência na produção de uvas finas e na vitivinicultura nacional.

Sobre a Netafim

Fundada em um pequeno kibbutz em Israel há 60 anos, a Netafim é pioneira e líder mundial em soluções para irrigação. Com atuação em mais de 110 países, chegou ao Brasil na década de 1990, com um portfólio completo de produtos e soluções inovadoras de irrigação por gotejamento, que visam contribuir com o eficiente uso da água, aumentando a produtividade na agricultura e trazendo mais tranquilidade ao produtor rural.

Fonte: ioeste

Oferecimento:

77 9 9926-6484 / 77 9 9979-1856