13 set de 2014
Brasil – Jovem gay de 18 anos é assassinado com requintes de violência em Inhumas, Goiás

O corpo de João Antônio Donati, jovem gay de 18 anos, foi encontrado em um terreno baldio na cidade de Inhumas, região metropolitana de Goiânia, na manhã de quarta-feira (10).

Além de sinais da violência que ele sofreu antes de morrer, como marcas de espancamento em seu rosto, em sua boca havia papéis e um saco plástico. De acordo com Patrícia (ela não divulgou seu sobrenome), assessora do delegado que está investigando o caso, Humberto Teófilo, o jovem morreu asfixiado. Ela negou as informações divulgadas inicialmente de que João estivesse com as pernas quebradas. A confirmação da informação de que o pescoço do jovem estava quebrado depende de laudo do IML que ainda não foi divulgado.

Segundo a assessora, não há certeza de que se trata de um crime de homofobia e que as investigações vão apurar as motivações do homicídio. Porém já está descartada a hipótese de latrocínio (roubo seguido de morte), pois o jovem foi encontrado com todos os seus pertences e documentos. “Vamos averiguar o caso para sabermos se o crime tem ligação com sentimentos negativos em relação a pessoas homossexuais”, disse Teófilo. O corpo foi encontrado pela PM depois de uma denúncia anônima.

O delegado não soube afirmar se são verdadeiras as informações de que teria sido encontrado um bilhete homofóbico junto com o corpo. Relatos iniciais indicavam que teria sido retirado da boca de João um bilhete que dizia: “Vamos acabar com essa raça maldita”. “Ainda estamos no começo da investigação. Estou esperando passar este momento, o velório, para falar com os familiares e amigos. Eles estão muito abalados e pediram para não dizer nada agora. Neste momento, surgem muitas especulações. Estamos esperando o laudo ficar pronto para podermos ter acesso a todas as informações”, disse Teófilo. João foi velado na funerária Pax do Brasil e enterrado ao meio-dia desta quinta-feira (11), no Cemitério Santana.

Na tarde da quarta-feira, no perfil de João no Facebook, conversas divertidas com os amigos que ainda apareciam em sua timeline mudavam de repente de tom para recados incrédulos e de força para a família. A partir de quinta (11), todas as mensagens são de tristeza e indignação. Diversos protestos de repúdio contra o crime estão sendo marcados para o fim de semana.

A Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República divulgou nota na tarde de quinta lamentando o crime contra o jovem, a que se refere como “bárbara agressão contra a livre orientação sexual e desrespeito aos direitos humanos”. O órgão “manifesta suas mais profundas condolências à família e aos amigos, apelando às autoridades do estado para que dêem ao caso a devida atenção”.

Fotos do Facebook do João Antonio Donati

 

Informações do Blog Igay e do Blog Ioeste

 

Oferecimento:rc seguros

 

77 9 9926-6484 / 77 9 9979-1856