15 jan de 2015
Brasil – Lançado o plano de escoamento da safra 2014/15

O governo federal lançou, nesta terça-feira, (13/1), o Plano de Escoamento da Safra 2014/2015, com ações integradas dos ministérios da Agricultura, Portos e Transportes. O plano prevê ações das três pastas para o envio, ao exterior, de parte das 202 milhões de toneladas de grãos produzidas no País.

Entre as ações anunciadas está a utilização de 426 embarcações nas hidrovias Madeira e Tapajós. As barcaças formam o sistema de transporte do chamado Arco Norte, corredor logístico que o governo cria na região para diminuir a pressão no Porto de Santos, principal porta de saída do agronegócio.

O plano prevê, ainda, melhorias na BR-163, cujo trecho entre o Mato Grosso e o Pará foi reformulado. A rodovia é parte do Arco Norte, ao lado das hidrovias. O escoamento da safra também será feito com a otimização dos agendamentos no Porto de Santos.

A ministra Kátia Abreu destacou o ritmo de crescimento da produção de grãos na região formada pelos Estados de Maranhão, Piauí, Tocantins, Piauí e oeste da Bahia (Matopiba), responsável pela alta de 5% esperada para a safra de grãos 2014/15. A ministra, contudo, ressaltou que o aumento não trouxe impacto negativo na logística do agronegócio, que exporta principalmente pelos Portos de Santos (SP) e Paranaguá (PR), em virtude da existência dos terminais de Itaqui (MA) e de Belém (PA).

A estimativa é de que, em 2015, o volume do complexo da soja, principal item da pauta de exportação do agronegócio, será 6,2% maior do que no ano passado, alcançando 64,2 milhões de toneladas de soja e farelo. “Nós estamos trabalhando em conjunto e os Ministérios de Transportes e Portos já conhecem os volumes (produzidos) e poderão organizar o escoamento dos portos e as vias”, disse Kátia Abreu.

 

(Com informações da revista Globo Rural)

 

Oferecimento:banner da irriga

77 9 9926-6484 / 77 9 9979-1856